(Memória, 19, de dezembro de 1987)

Durante 53 anos, Dona Clotilde de Carvalho Macedo reuniu presépios em barro, confeccionados por artistas populares brasileiros. Em 1986, sua coleção de 2.000 peças foi comprada pelo Pró-Niterói, que expôs durante toda esta semana 40 dos grupos mais significativos, como parte da programação de Natal do Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos.

Por CZ$ 100,00, o visitante poderá apreciar das 15h às 19h a visão do nascimento de Cristo, segundo cada região do País. Neste sábado, no entanto, a exposição não estará aberta ao público, apenas os participantes da Ceia de Natal do Solar do Jambeiro terão acesso à mostra, a partir das 20h30min.

Com Violinos - Ponto alto da semana de exposição de presépios, a Ceia de Natal do Solar do Jambeiro foi organizada para 180 pessoas, com convites a CZ$ 500,00. A programação desta noite é das mais variadas: antes da Ceia, o grupo de violinistas "Os Geigli", de São Paulo, composto por meninos de no máximo 14 anos, sob a direção dos professores Klaus e Mia Wusthof estará fazendo uma apresentação, seguido pelo grupo carioca "Violinos de Ouro", sob a direção de Elmo Carelli e com arranjos de Sílvio Vianna.

Após os violinos, o musicoterapeuta Fernando Lebeis apresentará "A Música em tempo de Natal", na qual estará mostrando vários temas natalinos, acompanhado ao violão.

Às 22h será servida a Ceia. O menu constará de caldo frio; peixe à brasileira; pernil com farofa; peru com fio d'ovos; arroz com passas; como sobremesas, frutas, doces caseiros, pudim de creme, manjar branco com ameixas e tudo isto acompanhado de sangria, ponche e refrigerantes, sob o toldo do Solar do Jambeiro.

Embora os convites já estivessem praticamente esgotados no início desta semana, quem ficou com água na boca pode arriscar um telefonema para o Solar - o número é 722-4550 - e tentar garantir sua participação na Ceia.

Iniciada no sábado, 12, a exposição dos presépios em barro contou com alguns eventos paralelos, para os quais acorreu, segundo Christina Jorge, do Pró-Niterói, um público "bastante satisfatório": na quinta-feira, a Banda Municipal Santa Cecília apresentou Músicas Natalinas, a partir das 19h30min, seguida por uma palestra da estudiosa Cássia Frade sobre "Formas populares nas celebrações natalinas"; e na sexta-feira a animação ficou por conta do grupo teatral Papel Crepon, que apresentou, também, a partir das 19h30min, o Auto de Natal infantil "Nós somos o Presépio".

No sábado, 19, degustaram da excelente noite entre outros: Maria Eliza Ranzeiro de Bragança com o Prefeito Waldenir de Bragança; Maria Lúcia Itabayanna Martins Romeo com o secretário de Cultura do Município José Raymundo Martins Romeo; o presidente da Funiarte, Odilon Martins Romeo; o escritor José Cândido de Carvalho; o presidente da Enitur Carlos Augusto Bittencourt Silva; o artista plástico e professor Israel Pedrosa; o arquiteto Cláudio Couto; a marchand Maria Dalto; a jornalista Jane Duarte e as socialites Therezinha Zauli, Jeanne Garcia Justo, Elaine Pontes e Lourdinha Parreiras.

Dois presépios que compunham a belíssima mostra exposta no 2° piso do solar, foram sorteados entre os presentes. A magnífica noite teve como anfitrões perfeitos: Lúcia e Egon Falkenberg, do Pró-Niterói; Christina Jorge, Diretora do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e Christianne Martins Romeo, representando a Secretaria de Cultura e Funiarte.

Jornal do Brasil


Tags:






Publicado em 04/05/2021