De casa nova, o Cine Jazz faz uma homenagem ao pianista norte-americano Bill Evans e recebe dois dos maiores nomes da música instrumental nacional, Wagner Tiso e Victor Biglione, no dia 22 de maio de 2017, segunda-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro.

Após dois anos de sucesso no MAC e quatro anos de casa lotada no Museu do Ingá, o Cine Jazz terá uma edição especial no tradicional Solar do Jambeiro. Na ocasião, será exibido o filme de uma apresentação do pianista Bill Evans, com seu trio, em Oslo, na Noruega, em 1964. Em seguida, o público vai participar de um bate-papo sobre a película com o convidado desta edição: o pianista e maestro Wagner Tiso, que ainda fará uma apresentação musical com a participação luxuosa do guitarrista Victor Biglione.

Para o repertório, Wagner Tiso selecionou temas consagrados de Bill Evans, como Waltz for Debby e Like Someone In Love, além e standards de Jazz e músicas do novo disco ao vivo, gravado junto com Biglione: Live in Finland.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/FAN, com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha.


Clique para ampliar.



Bill Evans (Homenageado) - Considerado o pai dos pianistas do jazz moderno, Bill Evans serviu como fonte para grandes músicos como Herbie Hancock, Chick Corea, Keith Jarret; e fez parte do famoso quinteto de Miles Davis, no fim dos anos 50, junto com John Coltrane, Cannonball Adderley, Paul Chambers e Jimmy Cobb, considerado pela crítica especializada o “mais importante grupo da história do jazz”. Além de vasta discografia com seu trio, Evans gravou também com gigantes como Stan Getz e Jim Hall.

Wagner Tiso (convidado) - Maestro e um dos fundadores do grupo Som Imaginário, Wagner Tiso é um músico completo. Pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, é um dos artistas brasileiros mais respeitados no exterior e, desde a década de 70, trabalha com nomes consagrados da MPB, como Milton Nascimento. Participa com frequência de importantes festivais de jazz da Europa, como Montreux, Berlim, Montmartre, Dinamarca e Nice. Suas apresentações fazem parte das principais salas de concerto em vários países da Europa e das Américas.

Victor Biglione (participação especial) - Um dos guitarristas mais requisitados do país, Biglione foi do grupo A Cor do Som, já acompanhou a cantora Cássia Eller, participou, nos últimos dez anos, mais de uma vez, dos principais festivais de jazz do mundo, entre eles o Free Jazz, o de Montreal e o New York Guitar. Compõe trilhas sonoras para TV, teatro e cinema e já ganhou o Grammy Latino pelo CD Crooner, gravado com Milton Nascimento.





Serviço

Cine Jazz faz homenagem a Bill Evans
Bate-papo e show com: o pianista Wagner Tiso
Participação especial: do guitarrista Victor Biglione
Data: Segunda-feira, 22 de maio de 2017
Horário: 19h
Classificação: 14 anos
Capacidade: 60 lugares
Entrada franca – Serão distribuídas senhas no local, 30 minutos antes do evento

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 12/05/2017