(Memória, 05 de maio de 1986)

"VOU ME EMBORA PRA PASARGADA LÁ SOU AMIGO DO REI"

Estamos comemorando, este ano, o centenário do nascimento de Manuel Bandeira, autor desses versos e um dos grandes poetas da nossa língua. Bandeira foi entre os nossos poetas modernistas, o que melhor conseguiu em sua poesia expressar uma visão de mundo ao mesmo tempo lírica, irónica e trágica.

Dono de uma sensibilidade incomum, Bandeira deixou uma poesia simples mas incrivelmente profunda, um exemplo de liberdade artística e de criatividade. E o que é mais importante: uma poesia nossa, inteiramente brasileira.

E melhor local para homenageá-lo não poderia haver, senão no Solar do Jambeiro, como tão bem definiu o sociólogo Gilberto Freyre: "sensível às belezas de seu passado, sob forma das casas grandes maternamente brasileiras".

Estela Prestes registrou também a exposição das obras de Antonio Parreiras
Este Solar, hoje sede provisória do Colégio Fluminense de Cultura e Patrimônio Pró- Niterói, realizou sarau em torno de Bandeira, cuja renda se destina aos trabalhos de restauração das obras do grande artista fluminense Antonio Parreiras, que constituem o acervo do Museu Antonio Parreiras, em Niterói.

Assim, toda a criação artística de Bandeira foi cantada em verso, prosa e música na divina voz de Maria Lúcia Godoy, invadindo a noite de céu estrelado e lua cintilante derramada nos jardins de mansão, proporcionando aos 250 convidados momentos de grandiosidade na expressão maior da arte.

Mais uma vez, a Presidente do Pró-Niterói, Lúcia Falkenberg e o seu marido Egon, proprietários do centenário Solar, abriram suas portas e proporcionaram um evento marcado pela elegância, beleza e cultura.

Do coquetel servido nos salões de mansão, do sarau ao jantar, pode-se afirmar, com toda certeza que foi, sem divida, uma noite impecável e inesquecível.

E, para completar, diríamos tranquilamente que, se vivas estivessem, Bandeira e Parreiras teriam se orgulhado dos que ali compareceram para homenageá-los, naquele momento em que suas obras e entrelaçaram com harmonia e sabedoria.

Estela Prestes para O Fluminense





Publicado em 05/05/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho