(Memória, 05 de maio de 1986)

"VOU ME EMBORA PRA PASARGADA LÁ SOU AMIGO DO REI"

Estamos comemorando, este ano, o centenário do nascimento de Manuel Bandeira, autor desses versos e um dos grandes poetas da nossa língua. Bandeira foi entre os nossos poetas modernistas, o que melhor conseguiu em sua poesia expressar uma visão de mundo ao mesmo tempo lírica, irónica e trágica.

Dono de uma sensibilidade incomum, Bandeira deixou uma poesia simples mas incrivelmente profunda, um exemplo de liberdade artística e de criatividade. E o que é mais importante: uma poesia nossa, inteiramente brasileira.

E melhor local para homenageá-lo não poderia haver, senão no Solar do Jambeiro, como tão bem definiu o sociólogo Gilberto Freyre: "sensível às belezas de seu passado, sob forma das casas grandes maternamente brasileiras".

Estela Prestes registrou também a exposição das obras de Antonio Parreiras
Este Solar, hoje sede provisória do Colégio Fluminense de Cultura e Patrimônio Pró- Niterói, realizou sarau em torno de Bandeira, cuja renda se destina aos trabalhos de restauração das obras do grande artista fluminense Antonio Parreiras, que constituem o acervo do Museu Antonio Parreiras, em Niterói.

Assim, toda a criação artística de Bandeira foi cantada em verso, prosa e música na divina voz de Maria Lúcia Godoy, invadindo a noite de céu estrelado e lua cintilante derramada nos jardins de mansão, proporcionando aos 250 convidados momentos de grandiosidade na expressão maior da arte.

Mais uma vez, a Presidente do Pró-Niterói, Lúcia Falkenberg e o seu marido Egon, proprietários do centenário Solar, abriram suas portas e proporcionaram um evento marcado pela elegância, beleza e cultura.

Do coquetel servido nos salões de mansão, do sarau ao jantar, pode-se afirmar, com toda certeza que foi, sem divida, uma noite impecável e inesquecível.

E, para completar, diríamos tranquilamente que, se vivas estivessem, Bandeira e Parreiras teriam se orgulhado dos que ali compareceram para homenageá-los, naquele momento em que suas obras e entrelaçaram com harmonia e sabedoria.

Estela Prestes para O Fluminense


Tags:






Publicado em 05/05/2021