Na segunda-feira, 19 de junho de 2017, às 18h, o Solar do Jambeiro vai ser palco de um evento imperdível: a apresentação do espetáculo Anjo Azul a Cerca de Tudo, que com a direção de Mário Sousa, fala sobre a saga dos autistas e seus familiares, na relação com o mundo e a sociedade, que fecha portas, segrega, dificulta ou não permite o acesso aos espaços coletivos.

No elenco: Helena Dantas, Heliza Ribeiro, Luana Catinim, Mônica Ferreira, Natalia Figueiredo, Rian Gago, Silvano Marciano e Joel Vieira. A realização é da Odara Produções. Ao fim da apresentação, haverá uma palestra e um bate-papo sobre Autismo. Entrada Franca, classificação indicativa livre.

O Espetáculo

Joel Vieira, um Pai Azul, assim como sua esposa Mônica Ferreira, Mãe Azul, decidem contar, por meio do teatro, um pouco da vida do autista. Mônica Ferreira, também atriz, dá vida a uma personagem, mãe de uma autista, que, por várias vezes, passa por situações de desafios e impedimentos.

No texto, os oito atores, que não são autistas, passam por situações como a que são barrados na porta de um prédio pelo porteiro e a síndica. Mesmo com o impedimento da passagem, cada um deles rompe a barreira e fala como se fosse a consciência de um autista, com seus comportamentos e expectativas. A síndica e o porteiro representam simbolicamente o muro do preconceito, a falta de conhecimento e todas as dificuldades enfrentadas pelos autistas.

Partindo do olhar do autista, Joel Vieira tenta representa, de forma sucinta e em linguagem teatral e lúdica, os entraves causados pelo desconhecimento da maioria das pessoas, o que dificulta ou impede o acesso e a convivência da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambientes urbanos coletivos, visto que, em geral, esse indivíduo não apresenta características físicas que tornem visíveis, no primeiro olhar, suas diferenças.

Para Mônica Ferreira, o trabalho coloca em pauta o comportamento, a forma de pensar, ver e estar no mundo, pelos os olhos da pessoa autista. “É preciso que a sociedade tome mais conhecimento sobre essa realidade e cada vez mais as portas se abram para os autistas, sem discriminação e sem serem vistos como seres estranhos”, afirma a atriz e também autora.

O diretor da peça, Mário Sousa, afirma que teatro não significa uma línguagem única, mas sim múltiplas possibilidades de abordagens, criação e apresentação. "Trabalhar a questão do Autismo, afirma, é instigante e nos leva a refletir sobre o preconceito, a discriminação, a dificuldade de acesso aos espaços coletivos, a segregação e, principalmente, a falta de informação sobre esta realidade", ressalta.

De acordo com Mário, o que será mostrado não é um espetáculo com autistas, mas a teatralização de um texto de Joel Vieira e Monica Ferreira que traz informações sobre o comportamento e o mundo desconhecido dos autistas. "Queremos que seja um momento de reflexão para mudanças de hábitos e da relação da sociedade com essas diferenças", destaca o diretor.

Com a Parceria de Odara Produções, da ONG Niterói Mais Humana, da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, o projeto marca a continuidade de uma programação - iniciada no MAC no mês de maio - de conscientização sobre o autismo em Niterói. Na sequência, haverá uma capacitação dos profissionais do setor público de cultura – FAN e Secretaria de cultura - especialmente daqueles que lidam com o público, para facilitar o acesso da pessoa com TEA nos espaços públicos de Cultura, mostrando que Niterói, mais uma vez, sai na frente na construção de uma Cidade inclusiva e mais Humana.


Serviço

"Anjo Azul a Cerca de Tudo" no Solar do Jambeiro
Data: Segunda-feira, 19 de junho de 2017
Horário: 18h
Duração: 80 min
Capacidade: 60 lugares
Classificação etária: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 11/06/2017