Depois do sucesso da mostra Antonio Parreiras, que pela primeira vez abriu as portas do Solar do Jambeiro ao público, a Fundação Pró-Niterói estará apresentando, a partir do próximo sábado, 09 de dezembro de 1987, no mesmo local, e exposição "Arte Popular - O Barro nos Presépios Brasileiros". A mostra é composta por 40 presépios originários de diversas regiões do País, e integra a famosa coleção de 2 mil peças de barro que pertencia a Clotilde de Carvalho Machado e foi adquirida ano passado pela Pró-Niterói.

Além da exposição que estará aberta ao público até o dia 20, a Fundação estará promovendo também no Solar do Jambeiro diversas atividades paralelas, a serem confirmadas. Para os dias 14, 15 e 16, estão previstas palestras, filmes e vídeos que terão como tema central os presépios e demais manifestações folclóricas ligadas ao Natal. No dia 18, às 18h, haverá apresentação teatral para as crianças com o Grupo Papel Crepon, que encenará "Nós Somos o Presépio".

Lúcia Falkenberg, do Pró-Niterói, junto a um dos presépios expostos no Solar do Jambeiro
No dia seguinte, sábado, a exposição não será aberta ao público, pois o Solar estará se preparando para a Noite de Natal, uma festa onde serão apresentadas músicas natalinas do fim do século passado até hoje. Os convites serão vendidos a Cz$ 500,00, e darão direito a uma ceia. No dia 20, às 20h, um grupo de artistas niteroienses estará apresentando o Auto de Natal, com ingressos a Cz$ 100,00.

A mostra "Arte Popular - O Barro nos Presépios", poderá ser vista até o dia 20 de dezembro de 15 às 19 horas, e os ingressos já poderão ser adquiridos a partir de amanhã no Solar do Jambeiro, ao preço de Cz$ 100,00. Maiores informações sobre os eventos paralelos podem ser obtidas pelo telefone 722-4550.


Tags:






Publicado em 05/05/2021