Devido ao grande sucesso da temporada no mês de junho, a temporada foi prorrogada por mais um mês, agora às sextas-feiras.

Em todas as sextas-feiras de julho, de 07 e 28, sempre às 20h, o Solar do Jambeiro reapresenta o espetáculo Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo, de Leonardo Simões, com elenco renovado e comemorando 25 anos de sua criação. Ingressos: R$ 30,00 (inteira), classificação indicativa: Livre.

Montada originalmente em 1992, e em sua sexta temporada no Solar, a encenação de Leonardo Simões percorre os diversos espaços do casarão, tendo a própria ambientação arquitetônica do lugar como cenário para a apresentação das pequenas cenas de Machado de Assis e de Arthur Azevedo, que no espetáculo são reunidos como anfitriões e guias dessa viagem no tempo. Os espectadores são transportados à chamada Belle-Epóque, durante 80 minutos de humor, poesia, música, literatura e muitas referências históricas.


Clique para ampliar.



Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo terá no elenco: Leonardo Simões, como Machado de Assis e Marcelo Mattos, como Arthur Azevedo, além de Raquel Penner, Fernanda Guerreiro, Cristina Guimarães, Camila Ferolla, Marcello Sader, Wanderson Bernardo e o violonista Juan Paz.

A cada semana, o sarau receberá uma cantora: Luiza Vieira no dia 06/06, Chiara Santoro no dia 13/06, Bianca Oliveira no dia 20/06 e Mona Vilardo no dia 27/06. No dia 20, data em que se comemora o aniversário de Machado de Assis, haverá uma apresentação especial, às 16h30.

O Espetáculo

Uma correalização do NEPAC e das Companhias Fabricarte e Sassaricando, "Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo" é um espetáculo teatral itinerante que, por meio da Literatura, da Música e da História, propõe uma viagem à virada do século XIX para o século XX, a chamada Belle-Epóque, com suas intensas transformações sociais e urbanas. A afirmação da República, os costumes e o pensamento da época.

Machado de Assis, iterpretado por Leonardo Simões. Clique para ampliar
Criado em 1992, no Museu do Ingá, e após seis temporadas da remontagem no Solar do Jambeiro (nos anos de 2004, 2005, 2012, 2013 e 2014), o espetáculo alcançou um público superior a 10.000 espectadores. Nesse período, incluem-se também duas versões transpostas para o palco italiano: em 2006, no Teatro da UFF, com o título adaptado para Cenas Brasileiras; e em 2008, no teatro da Academia Brasileira de Letras, por ocasião das homenagens pelo centenário da morte dos dois autores, ambos falecidos no ano de 1908, nos dias 29 de setembro (Machado) e 22 de outubro (Arthur).

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro, em 1839, foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. A obra de Machado de Assis assume uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo. A crítica moderna confere ao autor o título de melhor escritor brasileiro de todos os tempos, e sua obra é vista hoje em dia de fundamental importância para as universidades e a vida acadêmica em geral no país.

Arthur Azevedo, iterpretado por Marcelo Mattos. Clique para ampliar
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, nascido em São Luís, em 1855, foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. No conto e no teatro, Artur Azevedo foi um descobridor do cotidiano da vida carioca e observador dos hábitos da capital. Os namoros, as infidelidades conjugais, as relações de família ou de amizade, as cerimônias festivas ou fúnebres, tudo o que se passava nas ruas ou nas casas forneceu assunto para as histórias. No teatro foi o continuador de Martins Pena e de França Júnior. Escreveu cerca de duzentas peças para teatro e tentou fazer surgir o teatro nacional, incentivando a encenação de obras brasileiras. É um poeta lírico, sentimental, e seus sonetos estão perfeitamente dentro da tradição amorosa dos sonetos brasileiros.


Ficha Técnica

Textos originais: Arthur Azevedo e Machado de Assis
Concepção, Adaptação, Direção e Produção: Leonardo Simões
Figurinos e Adereços: Cátia Vianna
Fotografias: Elizabeth Penner
Direção Musical e Orientação Vocal: Victor Salzeda
Coordenação de Projetos: Raquel Penner
Assistente de Produção: Rafael Barcelos
Realização integrada: NEPAC, Companhia Fabricarte e Cia. Sassaricando


Serviço

Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo
Data: Todas as sextas-feiras de julho de 2017
Horário: 07, 14, 21 e 28 às 20h
Duração: 80min
Ingressos: R$ 30,00 (inteira)
Reserva de ingressos no e-mail: contato.nepac@gmail.com
Classificação etária: Não indicado a menores de 12 anos.

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.




CLIPPING


Tags:






Publicado em 02/06/2017

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...