No próximo domingo, dia 23 de julho de 2017, às 17h, o Solar do Jambeiro vai abrir suas portas para a apresentação do gruPU, um grupo formado por alunos pianistas da UNIRIO. Como parte do I Festival Conexões UFF-UNIRIO e do projeto Sarau no Solar, o recital consisitirá na apresentação das Sinfonias de Bach, o conjunto completo de 15 Invenções a Três Vozes, além de obras de compositores modernos brasileiros. Classificação indicativa livre, entrada franca.

Na primeira parte do concerto, cada pianista realizará uma Sinfonia de Bach, permitindo ver como a obra de Bach pode ser posta a prova sob diferentes luzes e personalidades. Originalmente foram pensadas por Bach com um enfoque pedagógico: de desenvolver a proficiência do aluno na arte da polifonia em 3 partes independentes.

Já na segunda parte, serão mostradas diversas nuances do pianismo brasileiro, onde os pianistas presentes apresentarão um leque variado do repertório brasileiro para piano e piano a quatro mãos, executando obras de compositores modernos, contemporâneos e atuais, com abordagens contrastantes a este instrumento tão cheio de possibilidades sonoras. Será apresentadas obras de Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Claudio Santoro, Almeida Prado e Marcos Lucas.


gruPU

O gruPU nasceu de uma iniciativa dos próprios alunos pianistas da UNIRIO para promover um maior número recitais com programação relativamente independente da ementa de curso, objetivando crescimento da experiência na performance de piano. O gruPU procura também explorar a ideia de recitais temáticos ligados à performance coletiva dos alunos, que mostra a variedade das múltiplas visões e interpretações das peças agrupadas sob um tema. Levar integrais de conjuntos de peças ao público se torna também uma nova possibilidade com a concatenação dos vários pianistas.


Serviço

Sinfonias de Bach no Sarau no Solar
Data: Domingo, 23 de julho de 2017
Horário: 17h
Duração: 90min
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 05/07/2017