Dia 17 de agosto de 2017, quinta-feira, às 19h, o Solar do Jambeiro receberá a filósofa e artista Dília Gouveia, que vai interpretar "Clarice Lispector e Hamlet, o Labirinto da Consciência". Na cena poética, haverá leitura filosófica de aproximação entre os escritos de Clarice Lispector e o personagem Hamlet, de William Shakespeare. Dilia Gouveia terá o acompanhamento da cantora Zezé Vargas e do violonista Julio Morgado. Classificação indicativa livre, ingresso: R$ 40,00 (inteira).

Hamlet

Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida - do sofrimento opressivo à raiva fervorosa - e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Clarice Lispector

Nascida na Ucrânia em 1920 e naturalizada brasileira, Chaya Pinkhasovna Lispector é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Escreveu romances, contos e ensaios e também atuou como jornalista. Sua família tinha origem judaica e emigraram para o Brasil em março de 1922, fixando-se na cidade de Maceió, Alagoas.

Com apenas 19 anos publicou "Triunfo", seu primeiro conto, no semanário "Pan". Em 1943, formou-se em Direito e estreou na carreira literária com o romance "Perto do Coração Selvagem", que agradou a crítica e conquistou o Prêmio Graça Aranha. Começou a trabalhar no Jornal "Correio da Manhã", escrevendo a coluna Correio Feminino. Em 1960, trabalhou no Diário da Noite, sendo responsável pela coluna "Só Para Mulheres" e também lançou "Laços de Família", um livro de contos que recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 1961, publicou "A Maçã no Escuro", conquistando o prêmio de melhor livro do ano em 1962.

Tornou-se integrante do Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro, e em 1969 recebeu o prêmio do X Concurso Literário Nacional de Brasília. Em 1977 lançou "A Hora da Estrela", o seu último romance publicado em vida. A obra ganhou adaptação audiovisual e foi premiada no festival de cinema de Brasília em 1985, além deter conquistado, no ano seguinte, o Urso de Prata em Berlim. Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977.

Dilia Gouveia

Escritora e filósofa, Dilia Gouveia é formada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. É autora das obras "Nas Malhas do Devaneio – o dia em que Fernando Pessoa nos reinventou" (2013), "Movidos pelo Desejo – Madame Bovary e Dr. Fausto: a Danação da Viagem" (2013), "Do Assombro e do Provável – Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência" (2014), "Do Esplendoroso Caos - Dom Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano" (2014), entre outros.

É membro da Academia Niteroiense de Letras, idealizadora do Clube de Leitura da Blooks, do projeto Filocine, dos Cafés-Concertos Literários, de cursos de Filosofia e Literatura, dos Jantares Literários – à mesa com..., do Embarque na Poesia – Flip Paraty, do Trem Poético – Flipoços (em Poços de Caldas), dos Encontros Filosófico-Literários, entre outros eventos, dos quais promove e participa como palestrante e mediadora.


Serviço

"Clarice Lispector e Hamlet, o Labirinto da Consciência"
Data: Quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Horário: 19h
Duração: 90min
Capacidade: 60 lugares
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00