"Quando você perde a capacidade de brincar, perde a conexão com sua essência"

Na quarta-feira, dia 18 de outubro, às 18h30, o Solar do Jambeiro recebe a edição mensal do Cine Nikiti, que exibirá o documentário "Tarja Branca: A Revolução que Faltava" (2014), de Cacau Rhoden. A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Após a sessão haverá debate. Entrada Franca. 60 lugares.

Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". E para isso, lança mão de depoimentos de diferentes profissionais – psicólogas (os), pedagogas (os), artistas, humoristas, entre outros, inclusive nomes conhecidos.

O título do documentário propõe um trocadilho com o termo "tarja preta" relativo aos remédios com este rótulo e sugere que, em seu lugar, seja aplicada uma dose de tarja branca na vida das pessoas.

O diretor Cacau Rhoden afirma que o objetivo do filme não era propor um resgate à infância, já que isto infantilizaria o adulto e a importância de cada uma das fases da vida. "A ideia era lembrar o espírito lúdico, livre e pleno que existia com mais potência em nós quando crianças e abrir espaço para que ele esteja mais presente no nosso cotidiano, nas nossas vidas e nas relações com o outro", diz.


Ficha Técnica

Título: Tarja Branca: A Revolução que Faltava
Data de lançamento: 19 de junho de 2014 (Brasil)
Direção: Cacau Rhoden
Música: André Caccia Bava
Roteiro: Marcelo Negri
Produção: Juliana Borges
Realização: Maria Farinha Filmes
Elenco: Antônio Nóbrega, Domingos Montagner, José Simão

Cine Nikiti

O Cine Nikiti, criado em 2015, é um Cine Clube de Niterói que acontece toda 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 18h30, no Solar do Jambeiro, e onde são exibidos longas-metragens brasileiros, com entrada gratuita, e bate-papo após as sessões. O projeto é realizado através de uma parceria entre o Jambeiro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes.


Serviço

Cine Nikiti apresenta "Tarja Branca", de Cacau Rhoden
Data: Quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Horário: 18h30
Duração: 120min
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/10/2017