No dia 14 de dezembro de 2017, quinta-feira, a partir das 20h, o Solar do Jambeiro e a ATACEN vão realizar a cena poética de "Cabaré Valentin", de Karl Valentin, uma colagem de cenas que retratam questões corriqueiras e situações intrigantes do cotidianos dos moradores de Munique entre 1920 e 1940.
O evento é gratuito e a classificação indicativa é livre.

A Obra
"As diferentes formas de intervenções cênicas, justapostas, intercaladas, de Karl Valentin, geram o clima de cabaré que fizeram a celebridade do grande cômico de Munique. Monólogos, pequenos e grandes sketches se encaixam ou se desenvolvem como fragmentos de um todo; o que passou é sempre retomado num incansável trabalho artesanal de montar e desmontar.

A mobilidade desse material não é gratuita: ela permite aos espetáculos de Karl Valentin os mosaicos mais diversos — o que permite à cada espetáculo uma composição segundo a hora e o lugar — com essa ciência de improvisação sem a qual não há nem teatro, público, nem arte popular. Nesses sketches ele costura as palavras e as situações com a raiva, a malícia e a angústia de quem procura o que perdeu. Consequentemente, o cotidiano é distorcido, e o naturalismo é levado à abstração; da abstração ao absurdo; e do absurdo ao ultra-realismo. Nunca definitivamente, é verdade, pois nenhuma regra é definitiva em Karl Valentin, mesmo a falta de regras. Valentin não penetra diretamente em um assunto, ele contorna, se prendendo a detalhes, pois é um virtuoso da complicação; nos seus sketches tudo se confunde e finalmente se desfaz. Mas, como num labirinto ele volta aos mesmos obstáculos, avançando sem avançar, recuando ao mesmo ponto de partida, subvertendo o processo natural de evolução do cotidiano".
Ref: prefécio de Cabaré Valentin, de Karl Valentin. Tradução e adaptação: Buza Ferraz e Caique Botkay

O Autor
Valentin Ludwig Fey, ou Karl Valentin, (1882-1948), é considerado um dos grandes mestres da linguagem cômica. Foi comediante, autor e produtor de filmes e teve grande influência na cultura alemã, assim como influenciou diversos artistas como C. Chaplin e B. Keaton, dentre tantos.

ATACEN
A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN) é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, promocional, recreativo e cultural, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos que a ela se dirigem.

Serviço
Solar do Jambeiro apresenta: Cabaré Valentin
Data: Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Horário: 20h
Duração: 80min
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre


Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222




Tags:






Publicado em 02/12/2017