Com a proposta de unir a sexta e a sétima artes, o Cineclube Literário promove a exibição de filmes que se relacionam com a literatura. Nesta edição, em 19 de abril, o filme escolhido é “Macunaíma”, adaptação da obra homônima de Mário de Andrade. O filme de Joaquim Pedro de Andrade, lançado em 1969, conta a história do anti-herói Macunaíma, preguiçoso e malandro. Com curadoria de Miguel de Vasconcellos e Jordão Pablo de Pão, o cineclube também promove um debate após a exibição do filme, que será às 19h.

O filme exibido não é a única adaptação de “Macunaíma” para outros formatos. A obra-prima de Mário de Andrade já virou peça de teatro e até história em quadrinhos, tão grande é sua importância. Parte do movimento modernista no Brasil, Mário de Andrade escreveu “Macunaíma” depois de uma extensa pesquisa sobre a cultura brasileira, fazendo um retrato profundo e verdadeiro do povo em um contexto onde a brasilidade era exaltada nas artes.

Já a adaptação para o cinema desta obra, feita por Joaquim Pedro de Andrade, conta com Grande Otelo interpretando o personagem principal que dá nome à obra, ganhador do prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília por essa interpretação. No mesmo festival, o filme ganhou Melhor Cenografia, Figurinos e Melhor Roteiro, assinado pelo diretor.

SERVIÇO
Cineclube Literário: “Macunaíma”
Data: 19 de abril de 2018, quinta-feira
Horário: 19h
Duração: 90min
Entrada franca
Classificação indicativa: 12 anos


Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.


Tags:






Publicado em 01/04/2018