O Cine Jazz de abril homenageia um grande saxofonista do jazz, Grover Washington Jr. Na terça feira, dia 24, às 19h, será exibido o show de Washington Jr. na Philadelphia, em 1981. Após a sessão, haverá uma roda de debate com o convidado Beto Saroldi.

Nascido em Buffalo, Nova York, Washington Jr. era filho de pais músicos: a mãe cantava no coral da igreja e o pai tocava saxofone. Por causa da coleção de discos de jazz do pai, Washington Jr. ouviu os grandes talentos do ritmo, o que só fez crescer sua paixão pela música. Anos depois, quando trabalhava no exército americano, conheceu Billy Cobham, baterista que revolucionou o jazz e fez parte do primeiro álbum de jazz-rock da história. Através de Billy Cobham, Grover Washington Jr. se inseriu no universo da música e não saiu mais. Seus álbuns frequentemente ficavam no alto das paradas, incluindo o disco de platina Winelight, e em 1982 ganhou dois Grammys.

O convidado da noite para conversar sobre Grover Washington Jr. é Beto Saroldi, considerado um dos maiores saxofonistas do país. Também compositor e produtor cultural, Beto participou de diversos discos de ouro e platina da música brasileira, colaborando com artistas como Erasmo Carlos, Fagner, Zizi Possi, Fafá de Belém, Toquinho, Barão Vermelho e Gilberto Gil, entre outros. Foi com Gilberto, inclusive, que Beto tocou nos maiores festivais de Jazz & Blues do mundo, dividindo noites com B.B. King e Miles Davis.

SERVIÇO
CineJazz – Grover Washington Jr. Live in Philadelphia (1981)
Data: 24 de abril de 2018, terça-feira
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.


Tags:






Publicado em 01/04/2018