O Cine Jazz de setembro presta homenagem a um icônico e polêmico baixista do jazz. O filme exibido pelo cineclube mostra Jaco Pastorius, se apresentando com a lendária banda Weather Report, em 1978, no auge da carreira do músico. Depois da exibição, haverá apresentação do baixista Robson Albuquerque, com roda de conversa para encerrar.

Jaco Pastorius começou sua carreira como baterista, seguindo os passos do pai. No entanto, quebrou o pulso esquerdo em um acidente, o que o fez virar suas atenções para sua outra paixão: o baixo.

Influenciado por James Brown, The Beatles, Miles Davis e Stravinski, segundo ele mesmo, Jaco dominava seu instrumento com maestria, utilizando-se de todos os seus aspectos técnicos para criar novas sonoridades. Não foi o primeiro, mas foi um dos principais baixistas a retirar os trates do seu baixo, as pequenas hastes de metal ao longo do braço do instrumento que ajudam o músico a localizar as notas, presentes também na guitarra e violão. Tocando com precisão de violoncelista, Jaco se tornou um dos mais celebrados baixistas de todos os tempos.

O fim de sua carreira foi trágico: dominado pelo transtorno bipolar e síndrome do pânico, associados ao uso de álcool e drogas, Jaco tornou-se cada vez menos comprometido com a vida profissional. Faleceu em 1987, a 10 dias de completar 36 anos, em coma após uma briga de bar.

SERVIÇO
Cine Jazz: "Jaco Pastorius / Weather Report Live in Germany 1978"
Data: 25 de setembro 2018, terça-feira
Horário: 19h
Duração: 90min
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói








Publicado em 2018-09-25