Ambientado nos diversos cômodos do Solar do Jambeiro, em Niterói, o espetáculo itinerante "Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo" reúne cenas da vida urbana do início do século XX, sob a ótica dos autores, a partir desta segunda-feira, 18 de outubro de 2004, às 20 horas.

A peça, com roteiro e direção de Leonardo Simões, é encenada pelo Grupo de Teatro Itapuca, até novembro.

Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo aborda temas relacionados a teatro, história, literatura e música. Os dois autores, de estilos e preferências bastante distintas em suas obras, têm diversos pontos em comum nas suas vidas, como por exemplo a fundação da Academia Brasileira de Letras, o trabalho na mesma repartição pública e o falecimento no mesmo ano de 1908.

Divididos em dois grupos, os espectadores são guiados, respectivamente, pelos atores que representam Machado de Assis (Sérgio di Paula) e Arthur Azevedo (Anselmo Fernandes). Os dois grupos seguem percursos diferentes pelos ambientes do Solar do Jambeiro, onde se materializam as cenas retiradas de suas obras.

O conto Missa do Galo e a peça curta Antes da Missa são os textos escolhidos da obra machadiana. De Arthur Azevedo, foram selecionadas diversas cenas curtas (sainetes) que eram verdadeiras crónicas da virada do século, sob a forma da escrita teatral.

As cenas, sempre em tom satírico e mordaz, que caracterizava a dramaturgia do irmão de Aluísio Azevedo, abordam o surgimento do jogo do bicho, a insatisfação com as obras promovidas por Pereira Passos e Paulo de Frontin, a criação da Sociedade Protetora dos Animais. O entreato Confidencias, de Arthur Azevedo, também integra o roteiro.


SERVIÇO

"Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo"
Datas: todas as segundas-feiras de outubro e novembro de 2004
Início: 18 de outubro
Os ingressos saem a R$14 (lotação limitada a 50 espectadores por sessão)
Censura: Livre

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2620-1097





Publicado em 10/05/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho