Ambientado nos diversos cômodos do Solar do Jambeiro, em Niterói, o espetáculo itinerante "Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo" reúne cenas da vida urbana do início do século XX, sob a ótica dos autores, a partir desta segunda-feira, 18 de outubro de 2004, às 20 horas.

A peça, com roteiro e direção de Leonardo Simões, é encenada pelo Grupo de Teatro Itapuca, até novembro.

Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo aborda temas relacionados a teatro, história, literatura e música. Os dois autores, de estilos e preferências bastante distintas em suas obras, têm diversos pontos em comum nas suas vidas, como por exemplo a fundação da Academia Brasileira de Letras, o trabalho na mesma repartição pública e o falecimento no mesmo ano de 1908.

Divididos em dois grupos, os espectadores são guiados, respectivamente, pelos atores que representam Machado de Assis (Sérgio di Paula) e Arthur Azevedo (Anselmo Fernandes). Os dois grupos seguem percursos diferentes pelos ambientes do Solar do Jambeiro, onde se materializam as cenas retiradas de suas obras.

O conto Missa do Galo e a peça curta Antes da Missa são os textos escolhidos da obra machadiana. De Arthur Azevedo, foram selecionadas diversas cenas curtas (sainetes) que eram verdadeiras crónicas da virada do século, sob a forma da escrita teatral.

As cenas, sempre em tom satírico e mordaz, que caracterizava a dramaturgia do irmão de Aluísio Azevedo, abordam o surgimento do jogo do bicho, a insatisfação com as obras promovidas por Pereira Passos e Paulo de Frontin, a criação da Sociedade Protetora dos Animais. O entreato Confidencias, de Arthur Azevedo, também integra o roteiro.


SERVIÇO

"Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo"
Datas: todas as segundas-feiras de outubro e novembro de 2004
Início: 18 de outubro
Os ingressos saem a R$14 (lotação limitada a 50 espectadores por sessão)
Censura: Livre

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2620-1097


Tags:






Publicado em 10/05/2021