Três viagens a Paris, em 1993, 1998 e 2000, fizeram o fotógrafo Andrelou Vallarelli produzir belas fotos sobre o cotidiano do povo parisiense. O resultado deu vida à mostra "Les gens de Paris", com 66 fotos, que entrará em cartaz no dia 13 de julho de 2006, no Solar do Jambeiro, em São Domingos. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de outubro, de terça-feira a domingo, das 13h às 18h.

Vallarelli é autodidata em fotografia, com estilo que se aproxima ao fotojornalismo. Sua arte lembra o trabalho do fotógrafo francês Robert Doisneau, autor da famosa foto do casal se beijando perto da prefeitura de Paris (Le Baiser de l'Hotel de Ville), de 1950. A série traduz o olhar do artista, que captou gestos e atitudes que remetem a um passado nostálgico das ruas da capital francesa e que insiste em permanecer em pleno século XXI.

Avesso a novas tecnologias, Vallarelli produz fotos usando apenas a luz natural - nada de flash, filtros ou lentes objetivas. Com um laboratório montado em casa, o artista revela e amplia as próprias fotos, o que confere ao seu trabalho ares quase artesanais.

"Sempre fiz fotografia amadora. Em 1987 montei um laboratório em casa e, em 1994, realizei a primeira exposição. Ando sempre com a minha máquina Laica na mão, porque gosto de registrar o dia-a-dia das pessoas", diz Vallarelli. "Não uso lentes objetivas. Estou sempre perto da cena inusitada, algo que fica encoberto para a maioria das pessoas. Assim foi a experiência de fazer fotos durante as minhas viagens à França", conta o fotógrafo, que é natural de Sorocaba e atualmente mora em Campinas.

Com mais de 500 imagens de Paris, Vallarelli achou que fosse importante mostrá-las a todo mundo. O desafio foi selecionar as 66 mais impactantes. A mostra estreou em Campinas em 2004 e já percorreu mais de 12 lugares pelo país. "Estou muito feliz em vir para Niterói, que tem um público exigente", finaliza o fotógrafo.

O artista

Graduado pela Unicamp com especialização em Dermatologia, Andrelou Fralate Ayres Vallarelli consegue unir sua arte a este ramo da medicina. "Na dermatologia, trabalho com imagem o tempo todo. Fotografar me completa", observa.

A experiência de Vallarelli com a fotografia foi relatada em diversos seminários e congressos, o que lhe rendeu premiação com o segundo e terceiro lugares no Concurso de Fotos Sporonox-1996, com publicação na Revista Derma News.

Além disso, teve publicada uma foto de sua autoria, em um show do cantor e atual ministro da Cultura, Gilberto Gil, na revista Talento's Click - a fotografia em foco. Em 1999, recebeu menção honrosa no 2º Salão de Fotografia Cromo-Núcleo de Fotografia de Campinas.

A mostra é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Aliança Francesa, com parceria da Sociedade Fluminense de Fotografia e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.


SERVIÇO

Exposição "Les gens de Paris", de Andrelou Vallarelli
Data: De 13 de julho a 15 de outubro de 2006
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói


Tags:






Publicado em 10/05/2021

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...