Três viagens a Paris, em 1993, 1998 e 2000, fizeram o fotógrafo Andrelou Vallarelli produzir belas fotos sobre o cotidiano do povo parisiense. O resultado deu vida à mostra "Les gens de Paris", com 66 fotos, que entrará em cartaz no dia 13 de julho de 2006, no Solar do Jambeiro, em São Domingos. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de outubro, de terça-feira a domingo, das 13h às 18h.

Vallarelli é autodidata em fotografia, com estilo que se aproxima ao fotojornalismo. Sua arte lembra o trabalho do fotógrafo francês Robert Doisneau, autor da famosa foto do casal se beijando perto da prefeitura de Paris (Le Baiser de l'Hotel de Ville), de 1950. A série traduz o olhar do artista, que captou gestos e atitudes que remetem a um passado nostálgico das ruas da capital francesa e que insiste em permanecer em pleno século XXI.

Avesso a novas tecnologias, Vallarelli produz fotos usando apenas a luz natural - nada de flash, filtros ou lentes objetivas. Com um laboratório montado em casa, o artista revela e amplia as próprias fotos, o que confere ao seu trabalho ares quase artesanais.

"Sempre fiz fotografia amadora. Em 1987 montei um laboratório em casa e, em 1994, realizei a primeira exposição. Ando sempre com a minha máquina Laica na mão, porque gosto de registrar o dia-a-dia das pessoas", diz Vallarelli. "Não uso lentes objetivas. Estou sempre perto da cena inusitada, algo que fica encoberto para a maioria das pessoas. Assim foi a experiência de fazer fotos durante as minhas viagens à França", conta o fotógrafo, que é natural de Sorocaba e atualmente mora em Campinas.

Com mais de 500 imagens de Paris, Vallarelli achou que fosse importante mostrá-las a todo mundo. O desafio foi selecionar as 66 mais impactantes. A mostra estreou em Campinas em 2004 e já percorreu mais de 12 lugares pelo país. "Estou muito feliz em vir para Niterói, que tem um público exigente", finaliza o fotógrafo.

O artista

Graduado pela Unicamp com especialização em Dermatologia, Andrelou Fralate Ayres Vallarelli consegue unir sua arte a este ramo da medicina. "Na dermatologia, trabalho com imagem o tempo todo. Fotografar me completa", observa.

A experiência de Vallarelli com a fotografia foi relatada em diversos seminários e congressos, o que lhe rendeu premiação com o segundo e terceiro lugares no Concurso de Fotos Sporonox-1996, com publicação na Revista Derma News.

Além disso, teve publicada uma foto de sua autoria, em um show do cantor e atual ministro da Cultura, Gilberto Gil, na revista Talento's Click - a fotografia em foco. Em 1999, recebeu menção honrosa no 2º Salão de Fotografia Cromo-Núcleo de Fotografia de Campinas.

A mostra é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Aliança Francesa, com parceria da Sociedade Fluminense de Fotografia e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.


SERVIÇO

Exposição "Les gens de Paris", de Andrelou Vallarelli
Data: De 13 de julho a 15 de outubro de 2006
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói





Publicado em 10/05/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho