O Solar do Jambeiro promove mais uma exibição democrática de curta-metragens, resultado das inscrições no edital do Curta Solar. A parceria com a Niterói Filmes tem bate-papo após as exibições. Os quatro curtas a serem exibidos falam de temas diversos, com a descoberta da sexualidade, em "Adeus Estrada de Tijolos Amarelos", de Hiran Matheus, ou de pessoas em situação de rua, como "Portas e Escadas", de Tereza Azambuja.

O Curta Solar existe desde 2014, buscando difundir o audiovisual brasileiro de curta-metragem em Niterói. O edital é democrático: tanto filmes premiados em diversos circuitos quanto películas estreantes de diretores pouco conhecidos são exibidos lado a lado.

PROGRAMAÇÃO
"Portas e Escadas" de Tereza Azambuja – 23`
Sinopse: Um homem encontra-se preso em um labirinto de corredores, portas e escadas. Com um molho de chaves, entra por várias portas e em cada ambiente encontra uma fase difícil de sua vida, mas sempre acaba de volta no mesmo corredor, petrificado. Relembrando as diversas situações, tem a chance de mudar os momentos decisivos e tenta superar seus traumas e seguir em frente com sua vida, libertando-se do labirinto, e do peso de próprio passado.

"Adeus Estrada de Tijolos Amarelos" de Hiran Matheus – 19`
Sinopse: Ícaro chega em outra cidade para tentar a vida como operador de telemarketing e quando sai à noite se encanta por outro rapaz. Roteiro inspirado em uma canção de Elton John e filmado com um smartphone.

"É a minha voz que você tem que ouvir" de Márcio Paixão - 18`
Sinopse: Um homem em situação de rua com uma câmera na mão nos conta como é sua vida durante um dia. O cinema aqui é instrumento para a construção da realidade das pessoas em situação de rua da cidade de Niterói a partir dos seus respectivos olhares. Um deslocamento da perspectiva de um grupo social estigmatizado que vive à margem das políticas públicas e da própria sociedade.

"Sur" de Marina Gurgel – 23`
Sinopse: Al sur al sur / está quieta esperando / Montevideo.
Mario Benedetti


SERVIÇO
Curta Solar
Data: 16 de maio de 2019, quinta-feira
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Pedreira, 195, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 02/05/2019