O Solar do Jambeiro convida o público de Niterói para acompanhar o Encontro Literário, que tem como objetivo reunir poetas para dialogar sobre suas obras. Na edição vitual de 30 de abril, uma sexta-feira, a parceria será com a Biblioteca Popular Anísio Teixeira, e em homenagem a Maria Clara Machado, importante escritora e dramaturga brasileira. A mediadora do encontro, que tem como tema 'Maria Clara Machado: Vida, tablado e o protagonismo das crianças', Benita Prieto, receberá como convidados Pedro Kosovski, Alexandre Damascena e Danielle Fritzen.

As inscrições para participar do encontro serão abertas a todo o público e serão disponibilizadas antecipadamente nas redes sociais do Solar do Jambeiro. No dia do encontro, todos terão a possibilidade de participar e trazer contribuições, sendo necessário apenas a sinalização através do chat do meet. Poesias, falas e contribuições são todas bem-vindas nesse encontro literário.


Inscrição Encontro Literário: Maria Clara Machado


Mediadora Benita Prieto

Benita Prieto é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. Produziu o documentário Histórias sobre os narradores orais urbanos e organizou o livro Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes.

Prietro participa ativamente das construções de Políticas Públicas para o Livro e a Leitura nas esferas federal, estadual e municipal como delegada, conferencista e em grupos de trabalho. Fundadora do MIL – Movimento Integrado de Leitura, desde 2012 pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital.


Pedro Kosovski

Dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas da PUC-RIO e do Teatro O Tablado, fundou, em 2005 a Aquela Cia de Teatro, núcleo de criação e pesquisa da linguagem teatral. Concentra seus esforços artísticos em uma dramaturgia que está no trânsito entre os conceitos de memória coletiva e fabulação.


Alexandre Damascena

Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, Alexandre é formado pela Escola Estadual de teatro Martins Pena e Pós-Graduado em Direção Teatral pela CAL. Dirige as Cias 'Casa Verde' de Itaguaí e 'Cia do Invisível' de Santa Cruz. Criador do Projeto "Café com Machado" que leva teatro para dentro das casas dos moradores da zona oeste do Rio é membro da Rede 'Baixada Em Cena'.


Danielle Fritzen

Escritora, atriz e dramaturga, tem formação em publicidade, com Pós Graduação em Marketing. Com dez livros publicados, atualmente desenvolve como autora e atriz o projeto itinerante de Promoção do Livro e Leitura: A Cabana de Histórias. Autora premiada pelo Prêmio Zilka Salaberry com o Musical: Um Conto de Fado Madrinho, acaba de estrear seu primeiro espetáculo adulto autoral "FRÁGIL - A peça".


Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira

A Biblioteca Anísio Teixeira tem história, um espaço genuíno de educação e cultura, em pleno Campo de São Bento, em Icaraí. O nome, uma homenagem ao grande educador Anísio Teixeira, é inspiração para a tarefa de democratização do livro e da leitura e para a realização de um trabalho de excelência para a população.

Anes uma biblioteca infantil estadual, em 13 de novembro de 2014 a BPMAT foi municipalizada, não sem antes passar por uma significativa reforma. O projeto de municipalização era o de transformá-la em Biblioteca Popular, fazendo parte de o Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, que abrange 6 espaços de leitura em diferentes bairros da cidade.

Com o Campo de São Bento como cenário, a Biblioteca Popular Anísio Teixeira é ampla e iluminada e muito acolhedora. Recebemos uma média de 50 leitores por dia, que usam o espaço para estudo, pesquisa, empréstimo de livros do acervo e para participar das atividades culturais oferecidas como o Clube de Leitura, que acontece uma vez ao mês. Outra atividade, realizada também mensalmente, é o "Projeto Vida", com rodas de leitura e oficina de escrita criativa.

Além disso, o espaço oferece oficinas de musicalização para bebês, contação de história para crianças, aulas de xadrez, aulas de línguas e oficinas de artesanato. A Biblioteca também é palco de lançamentos de livros de autores da região, muito concorridos e prestigiados. No período de quarentena e da pandemia, realizamos nas redes sociais diversas atividades educativas e de utilidade pública, mantendo nossos leitores bem informados e antenados com a Biblioteca, através do Facebook e do Instagram.





SERVIÇO

Encontro Literário Maria Clara Machado
Data: 30 de abril, sexta-feira
Horário: 18h
Programação virtual via Google Meet


Tags:






Publicado em 13/04/2021