O Solar do Jambeiro convida o público de Niterói para acompanhar o Encontro Literário, que tem como objetivo reunir poetas para dialogar sobre suas obras. Na edição vitual de 30 de abril, uma sexta-feira, a parceria será com a Biblioteca Popular Anísio Teixeira, e em homenagem a Maria Clara Machado, importante escritora e dramaturga brasileira. A mediadora do encontro, que tem como tema 'Maria Clara Machado: Vida, tablado e o protagonismo das crianças', Benita Prieto, receberá como convidados Pedro Kosovski, Alexandre Damascena e Danielle Fritzen.

As inscrições para participar do encontro serão abertas a todo o público e serão disponibilizadas antecipadamente nas redes sociais do Solar do Jambeiro. No dia do encontro, todos terão a possibilidade de participar e trazer contribuições, sendo necessário apenas a sinalização através do chat do meet. Poesias, falas e contribuições são todas bem-vindas nesse encontro literário.


Inscrição Encontro Literário: Maria Clara Machado


Mediadora Benita Prieto

Benita Prieto é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. Produziu o documentário Histórias sobre os narradores orais urbanos e organizou o livro Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes.

Prietro participa ativamente das construções de Políticas Públicas para o Livro e a Leitura nas esferas federal, estadual e municipal como delegada, conferencista e em grupos de trabalho. Fundadora do MIL – Movimento Integrado de Leitura, desde 2012 pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital.

Pedro Kosovski

Dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas da PUC-RIO e do Teatro O Tablado, fundou, em 2005 a Aquela Cia de Teatro, núcleo de criação e pesquisa da linguagem teatral. Concentra seus esforços artísticos em uma dramaturgia que está no trânsito entre os conceitos de memória coletiva e fabulação.

Alexandre Damascena

Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, Alexandre é formado pela Escola Estadual de teatro Martins Pena e Pós-Graduado em Direção Teatral pela CAL. Dirige as Cias 'Casa Verde' de Itaguaí e 'Cia do Invisível' de Santa Cruz. Criador do Projeto "Café com Machado" que leva teatro para dentro das casas dos moradores da zona oeste do Rio é membro da Rede 'Baixada Em Cena'.

Danielle Fritzen

Escritora, atriz e dramaturga, tem formação em publicidade, com Pós Graduação em Marketing. Com dez livros publicados, atualmente desenvolve como autora e atriz o projeto itinerante de Promoção do Livro e Leitura: A Cabana de Histórias. Autora premiada pelo Prêmio Zilka Salaberry com o Musical: Um Conto de Fado Madrinho, acaba de estrear seu primeiro espetáculo adulto autoral "FRÁGIL - A peça".


Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira

A Biblioteca Anísio Teixeira tem história, um espaço genuíno de educação e cultura, em pleno Campo de São Bento, em Icaraí. O nome, uma homenagem ao grande educador Anísio Teixeira, é inspiração para a tarefa de democratização do livro e da leitura e para a realização de um trabalho de excelência para a população.

Anes uma biblioteca infantil estadual, em 13 de novembro de 2014 a BPMAT foi municipalizada, não sem antes passar por uma significativa reforma. O projeto de municipalização era o de transformá-la em Biblioteca Popular, fazendo parte de o Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, que abrange 6 espaços de leitura em diferentes bairros da cidade.

Com o Campo de São Bento como cenário, a Biblioteca Popular Anísio Teixeira é ampla e iluminada e muito acolhedora. Recebemos uma média de 50 leitores por dia, que usam o espaço para estudo, pesquisa, empréstimo de livros do acervo e para participar das atividades culturais oferecidas como o Clube de Leitura, que acontece uma vez ao mês. Outra atividade, realizada também mensalmente, é o "Projeto Vida", com rodas de leitura e oficina de escrita criativa.

Além disso, o espaço oferece oficinas de musicalização para bebês, contação de história para crianças, aulas de xadrez, aulas de línguas e oficinas de artesanato. A Biblioteca também é palco de lançamentos de livros de autores da região, muito concorridos e prestigiados. No período de quarentena e da pandemia, realizamos nas redes sociais diversas atividades educativas e de utilidade pública, mantendo nossos leitores bem informados e antenados com a Biblioteca, através do Facebook e do Instagram.





SERVIÇO

Encontro Literário Maria Clara Machado
Data: 30 de abril, sexta-feira
Horário: 18h
Programação virtual via Google Meet





Publicado em 13/04/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho