O Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, por meio das Bibliotecas Populares Municipais Monteiro Lobato e Silvestre Mônaco, em parceria com o Solar do Jambeiro, realizará, na sexta-feira, 30 de julho, às 18h, uma roda de conversa on-line em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Com a mediação da poeta Joana Gonçalves, "Mulheres Negras: Vozes, Trajetórias e Lutas", traz a participação de três mulheres potentes: a professora, produtora e pesquisadora e poeta Claudia Nascimento; a cantora, compositora, poeta, sambista Nilze Benedicto e a assistente social e escritora Rosane Marques.

O encontro acontece via Google Meet e as inscrições devem ser feitas antecipadamente por meio das redes sociais do Solar do Jambeiro.


Mediadora:

Joana Gonçalves é poeta, educadora, militante feminista, mulher corajosa que insiste, mesmo na dor, em cultivar jardins de esperança por onde passa. Formada em Biologia e pós-graduada em Neurociência Pedagógica. Membro do Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói.



Convidadas:

Cláudia Nascimento - Professora, pesquisadora, produtora, poeta e escritora. Trabalha na rede pública estadual de educação. Pós-graduada em Literatura Brasileira (UFF), Leitura e Produção de Textos. (UFF). Vencedora do Prêmio Paulo Freire em Educação pela ALERJ com o Projeto Olhares Femininos e Territórios Culturais. Foi Presidente do Grupo de Trabalhos André Rebouças. Integrante dos Coletivos Mulheres Poetas de Niterói e Sarau Horto Canto do Poeta.

Nilze Benedicto - Cantora, compositora, sambista, trovadora (trovas destacadas no Japão e no Uruguai), poeta e professora. Formada em Ciências Biológicas e pós-graduada em gestão ambiental. No Solar do Jambeiro, estreou e ressoou seu mais recente espetáculo, chamado "Sarará Crioula". Um momento comovente, que apresenta o poder e importância das damas do samba em seus equipamentos musicais e de muita africanidade. Nesse período de pandemia, tem se dedicado a composições autorais e apresentação de Lives em que homenageia grandes personagens do samba de raiz e da MPB.

Rosane Marques - Graduada em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Doutoranda em Educação (Proped UERJ) e Assistente Social, concursada na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Base naComissão Gênero, Etnia e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Serviço Social, 7 Região. Escritora do livro "O Clube Acadêmico: e outros contos de narrativas de Mulheres Negras", que leva a narrativa de mulheres invisíveis, caladas e que, muitas vezes, utilizam estratégias para que outras mulheres negras possam ter voz.


Sobre as Bibliotecas

Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato

Inaugurada em 2014, a Biblioteca que faz parte do Sistemas de Bibliotecas Populares de Niterói e está localizada no Parque Palmir Silva (Horto do Barreto), atende todas as faixas etárias e conta com um acervo aproximadamente de 12 mil títulos abrangendo diversas áreas, como literatura, educação, religião, artes, sociologia, psicologia, saúde, biografia entre outras. Seu ambiente é climatizado e oferece empréstimo de livros e DVDs, pesquisa, espaço para estudo e leitura, wifi e computador para pesquisas e digitação de trabalhos. A Biblioteca também oferece diversas atividades culturais como Rodas de Conversa, Oficina de Artesanato e Leitura, Sarau de Música e Poesia, Lançamentos de Livros, Palestras, Visitas Guiadas para escolas, Contação de Histórias, Exposições etc. Com intuito de promover o acesso à leitura e informação e oferecer cultura e lazer, a Biblioteca é um espaço aconchegante e acolhedor!

Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco

A Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco faz parte do Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói. Ela recebeu esse nome em homenagem ao livreiro Silvestre Mônaco, conhecido em Niterói pela Livraria Ideal, local onde se reuniam escritores niteroienses. Atualmente a biblioteca está situada na Ilha da Conceição em Niterói, ocupando um espaço dentro do Centro Social Urbano, conhecido por todos como CSU. Nosso acervo é formado por assuntos gerais, estante Niteroiense, referências, literatura infantil, infantojuvenil, alguns periódicos e uma videoteca. A biblioteca atende aos moradores da Ilha e às escolas em geral. Além do atendimento ao público, diariamente, a biblioteca promove diversas atividadesculturais como: roda de leitura, contação de história, oficina de artesanato, CineLetrinha e palestras. Essa unidade também mantém um ponto de leitura dentro do posto de saúde da Ilha da Conceição. Para se tornar sócio da biblioteca é necessário documento de identidade e comprovante de residência.


SERVIÇO

Encontro Literário Mulheres Negras: Vozes, Trajetórias e Lutas
Data: 30 de julho de 2021, sexta-feira
Horário: 18h
Programação virtual via Google Meet


Tags:






Publicado em 06/07/2021