Em agosto, o Solar do Jambeiro inaugura o programa "Trocas em Cena", que tem como mediadora a atriz e diretora Gabriela Linhares, que em 2021 assumiu a coordenação do recém criado Selo Niterói Arte Cênica. No primeiro episódio, a convidada é a profissional de teatro Ana Lobianco. O evento virtual, transmitido pelas redes sociais do espaço cultural, acontece na quarta-feira, 11 de agosto de 2021, às 18h. O bate-papo de dramaturgas tem como intuito trazer à tona debates contemporâneos sobre o teatro.

Ana Cristina Lobianco é psicóloga, psicopedagoga, diretora teatral e fundadora da Lobianco Produções, produtora de teatro que conta com diversos sucessos, como "7 contra 1" e "Eu Odeio Cássia Eller".

Sobre Gabriela Linhares:

A gaúcha Gabriela Linhares é atriz, diretora, dramaturga, educadora e produtora cultural. Pisou no palco aos 6 anos no ballet clássico e aos 13 começou a fazer teatro profissional. Estudou ballet clássico até os 16 e técnica de Martha Graham dos 17 aos 21 anos. Aos 18, ingressou na faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, onde foi presidente do Diretório Acadêmico por dois anos.

Mudou-se aos 22 anos para o Rio de Janeiro para trabalhar na TV Globo, e na cidade, continuou o curso de Artes Cênicas, se formando em interpretação teatral, na UNIRIO em 2001. No ano seguinte, criou a Companhia Duplô, com uma diretriz artaudiana e dedicada ao teatro contemporâneo com um forte trabalho corporal e ritualístico.

Gabriela reside em Niterói desde 2013, onde fundou o Centro Cultural Jardim das Artes, no bairro de São Francisco, e ajudou o então Secretário de Cultura, Arthur Maia, a desenvolver o Projeto Semente, onde atuou também como professora de teatro/arte (2015/2016). Em 2021, aceitou o convite da Fundação de Arte de Niterói para assumir a coordenadoria do Selo Niterói Arte Cênica.


SERVIÇO

Trocas em Cena: Desafios da mulher na direção artística
Com Gabriela Linhares e Ana Lobianco
Data: quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Horário: 18h

Programação virtual: Via Facebook e Instagram





Publicado em 30/07/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho