De volta, nesse momento ainda no formato virtual, o Cine Jazz fará uma homenagem a um dos nomes mais importantes do gênero, o pianista, compositor e arranjador norte americano, John Lewis. O evento será veiculado no sábado, 14 de agosto, às 18h no Instagram (IGTV) e no Facebook do Solar; e no Facebook e Youtube do Cine Jazz.

Lewis nasceu em Illinois, em 1920, numa família de músicos. Aprendeu piano e música clássica muito jovem, e se formou doutor na Manhattan Schooll of Music. Em 1945, passou a integrar a Orquestra de Dizzy Gillespie, mas trabalhou também com outros músicos importantes como Charlie Parker, Lester Young e Ella Fitzgerald.

Em 1949, participou do famoso álbum "Birth of The Cool" de Miles Davis como musico e arranjador de algumas faixas, ao lado de Gil Evans. Em 1951, formou com o vibrafonista Milt Jackson, o baixista Ray Brown (depois Percy Heath) e o baterista Kenny Clarke (depois Connie Kay) o Modern Jazz Quartet, que reunia em sua concepção elementos do jazz e da música clássica.

O som suave e original do grupo se tornou um grande sucesso de crítica e de vendas e eles gravaram em torno de 40 álbuns até a sua dissolução em 1990. Lewis então passou a lecionar piano, jazz e música erudita na Universidade de Harvard, até sua morte em Nova York em 2001, deixando além do material gravado com o MJQ, uma discografia solo com trinta e dois álbuns.

O filme a ser exibido na edição foi gravado numa apresentação do Modern Jazz Quartet realizada em Hamburgo na Alemanha em 1983.

O músico convidado é o pianista, compositor e arranjador Adaury Mothé. Nascido em Campos dos Goytacazes e radicado no Rio de Janeiro há 20 anos, Adaury é graduado em MPB e arranjo pela UNIRIO e possui 27 anos de carreira profissional. Iniciou seu trabalho solo em 2012 trazendo para o jazz brasileiro uma linguagem contemporânea e ímpar através de suas composições e releituras. Desde então já se apresentou com seu trio em locais como Blue Note Rio, SESC, Sala Cecília Meireles e em festivais como Rio Montreux Jazz Festival, o Shell Open Air e o Festival Boa Música em Itacaré na Bahia.





O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói – FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha.


SERVIÇO

Cine Jazz homenageia John Lewis
Data: Sábado, 14 de agosto de 2021
Horário: 18h

Formato VÍDEO

Facebbok do Solar do jambeiro
Instagram do Solar do Jambeiro
Facebbok do Cine Jazz
Youtube do Cine Jazz





Publicado em 02/08/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho