O que seria de um povo sem a sua cultura e sem educação? Darcy Ribeiro, pesquisador, escritor e político brasileiro, é um dos símbolos nacionais da luta pela preservação da identidade e do futuro do país. Como forma de homenagear a sua trajetória, o Solar do Jambeiro recebe na quinta-feira, dia 01 de dezembro, a abertura da exposição "Darcy Ribeiro - Um Século", além de um seminário sobre o antropólogo. A visitação se estende até 02 de abril de 2023.

Darcy dedicou boa parte de sua carreira ao estudo das comunidades indígenas do país. E, nos anos 60, o antropólogo definiu o que seria uma identidade brasileira: segundo ele, o ponto de unidade da nossa cultura aparece na sua diversidade. Além disso, Darcy também é um personagem importante na luta por uma educação pública de qualidade no Brasil.

Como forma de manter viva a luta do pesquisador, o Solar celebra a atuação política e intelectual de Darcy, seja no campo da literatura, com romances e poemas, seja no setor acadêmico, com o estudo minucioso sobre a ocupação terrae brasilis, as contribuições do antropólogo serão compiladas na nova exposição.

No dia da inauguração serão realizadas no Solar do Jambeiro palestras que abordam quatro vertentes de atuação básicas de Darcy Ribeiro: educador, escritor/poeta, indigenista e político, que serão explanadas em quatro palestras. Às 10h, o secretário de Educação de Niterói, Lincoln de Araújo Santos, vai liderar a palestrar "Darcy Educador".

Às 11h, o jornalista e escritor Eric Nepomuceno, que conviveu diretamente com o homenageado durante mais de uma década, conduzirá a palestra “Darcy Escritor e Poeta”. Às 14h, a palestra “Darcy Indigenista” será conduzida pelo professor e antropólogo Ademir Ramos. Às 16h, o ex-ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, presidente da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, encerra as celebrações de lançamento com a palestra "Darcy Político", seguida por um coquetel para todos os presentes, com capacidade de 40 pessoas.






Serviço

Evento: Mostra "Darcy Ribeiro - Um Século" e seminário
Data da Abertura: Quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
Visitação: Até 02 de abril de 2023
Horário de Visitação: De terça a domingo, das 11h às 16h
Evento gratuito
Capacidade: 40 pessoas

Local: Salão Amarelo e Salão Vermelho - Solar do Jambeiro
End.: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ








Publicado em 29/11/2022

Arte da Feminilidade em debate na Biblioteca Parque Sábado, 22 de junho
Exposição de estudantes de arte chega ao Solar do Jambeiro Até 30 de junho
Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...