Paulo Oracy recria paisagens e cenas do cotidiano niteroienses em esculturas e quadros em três dimensões

Em sua primeira exposição solo, Paulo Oracy levará a beleza da arte em madeira para o Solar do Jambeiro. O artista plástico celebra a pesquisa do artista sobre bidimensionalidade e tridimensionalidade na arte, trazendo para seus quadros o entalhe do suporte para acolher, em etapa posterior, a pintura, realizará a abertura do evento na terça-feira, 06 de junho, às 18 horas, com entrada gratuita. A mostra ficará aberta de terça a domingo, das 11 às 16 horas, até 02 de julho de 2023.

Seu método de trabalho se inicia com seleção e ampliação de uma foto (recolhida ou tirada pelo próprio artista) e sua replicação no cedro ou tela que servirão de suporte à obra. Neste ofício que aprendeu com a própria mãe, o artista recria paisagens e cenas do cotidiano de Niterói, bem como peças inspiradas por grandes pintores, como Van Gogh, Edvard Munch, Tarsila do Amaral, entre outros.

Paulo esculpe o cedro, entalha detalhes e gradualmente vai surgindo a forma, a imagem desejada, em 3Dimensões. Em seguida é feita a pintura com tinta à óleo, última etapa para realce de luzes, sombras e profundidades. Nessa exposição apresentamos doze quadros em 3D (entalhe e pintura), dez esculturas e nove pinturas elaboradas a partir dessa técnica.

Um dos temas presentes são as paisagens de Niterói e cenas do cotidiano - como a colônia de pescadores em Itaipu, a feira de artesanato no Campo de São Bento, o pôr do sol na Praia das Flechas, o calçadão da Praia de Icaraí, a faixa de pedestres na Av. Amaral Peixoto, e a calçada em direção ao MAC, além de peças inspiradas na obra de pintores fundamentais da história da Arte e referências para o artista, como Henri Matisse, Edvard Munch, Pablo Picasso, Johannes Vermeer, Vladimir Volegov, Alphonse Mucha, Van Gogh, Tarsila do Amaral, Juarez Machado, além da escultora Luo Li Rong.

Sobre Paulo Oracy

Nascido em Niterói, graduou-se em Farmácia pela UFF e foi professor universitário. Após sua aposentadoria, redescobriu a arte de entalhar e esculpir em madeira de cedro. Em 2016 iniciou seus estudos na arte de pintar com tinta à óleo no atelier do Professor Ivo Dal Mendes, seguindo até hoje. Participou de exposições coletivas na Galeria 2-0-2, no Center V e, em 2023, irá apresentar sua primeira exposição no Solar do Jambeiro.


Serviço

Exposição Paulo Oracy
Data da Abertura: Terça-feira, 06 de junho de 2023, às 18h
Visitação: De terça a domingo, das 11 às 16 horas, até 02 de julho
Horário: 18 horas
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ


Tags:






Publicado em 01/06/2023