"Insubmissas lágrimas de mulheres" de Conceição Evaristo é o livro do mês do clube de leitura

No domingo, 25 de junho, às 14h30, o Solar do Jambeiro recebe a edição de junho do "Leia Mulheres". O debate do mês abordará a obra "Insubmissas lágrimas de mulheres", da escritora brasileira Conceição Evaristo. O clube de leitura reafirma a importância de Conceição Evaristo para o cenário da literatura brasileira.

O livro "Insubmissas lágrimas de mulheres" foi lançado em 2011 e é composto por 13 contos que tem como protagonistas mulheres negras. O exemplar apresenta um retrato de solidariedade e afeição feminina e toca no que é essencial, no que move, aproxima e une as mulheres, em especial as mulheres negras. Os contos presentes na obra trazem reflexões profundas sobre a luta e resiliência das mulheres, destacando o respeito, acolhimento e as vivências.

Conceição também é autora de outras obras representativas como Olhos d’Água, Becos da Memória, entre outros. O "Leia Mulheres" é um projeto nacional de divulgação e apreciação da literatura escrita por mulheres, para todos os públicos. O clube do livro acontece todo mês no Solar do Jambeiro e tem o objetivo de incentivar a leitura aos moradores de Niterói e principalmente, a leitura de importantes escritoras mulheres.

Mais sobre Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense e é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação "Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade" (1996). É uma linguista e escritora brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.


Serviço

Leia Mulheres
Data: Domingo, 25 de junho de 2023
Horário: 14h30
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-271


Tags:






Publicado em 16/06/2023