O workshop explora a parte científica de doenças monogenéticas, como a linguagem deve estar no centro do debate sobre deficientes e tratamentos mais inclusivos

Cultura e saúde unidas! Durante os sábados dos meses de agosto, setembro e outubro, o Solar de Jambeiro vai ser palco do workshop "Autismo, Esquizofrenia e Psicanálise". O curso vai se aprofundar no estudo da linguagem e como ela pode ser mais inclusiva com pessoas que possuem alguma deficiência psicológica.

Dos 20 mil genes que constituem o genoma humano, aproximadamente 2 mil estão envolvidos nas doenças "monogênicas", ou seja, aquelas que se referem a um único gene. Socialmente, quem sofre com alguma mutação se encontra à margem da comunicação, apesar do papel central que o diálogo tem nas nossas vidas. O curso pretende explorar a parte científica dessas doenças, como a linguagem dessas pessoas deve estar no centro do debate e tratamentos mais inclusivos.

O workshop é ministrado por Emilson Garcia, psicanalista membro aderente da Sociedade Internacional de Psicanálise, na Argentina, APOLa (Apertura para Outro Lacan) e Coordenador do LACANSINO, instituição que tem como foco a pesquisa entre as diferenças e as semelhanças com relação às teorias lacanianas e freudianas.


Serviço

Curso "Autismo, Esquizofrenia e Psicanálise"
Duração: de 05 de agosto a 28 de outubro, todos os sábados
Horário: 14h
Valor mensal: R$200
Classificação: 18 anos
Capacidade: 20 pessoas

Local: Salão Verde do Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos


Tags:






Publicado em 03/08/2023