ATACEN fará a releitura de "A Mentira" nesta quinta, às 19 horas

Trazendo texto Nelson Rodrigues em parceria com Jean Cocteau, a edição de setembro do Ciclo de Leituras Dramatizadas promete muita polêmica! Com direção de Daniel Leuback, na quinta-feira, 28 de setembro, a ATACEN apresentará a interpretação de "A Mentira", às 19 horas, no Solar do Jambeiro. Com muitas intrigas e reviravoltas, o drama contará a história de Dr. Maciel e sua família, abordando questões como moralismo, choque de gerações e preconceito. A entrada é gratuita.

Este foi o primeiro folhetim assinado sem pseudônimo por Nelson Rodrigues e, também, seu primeiro romance. Foi escrito em 1953, mesmo ano em que escreveu a peça "A falecida". "A mentira" traz todas as obsessões mais caras ao autor – a culpa, a morte, o desejo e a loucura. Em diálogos rápidos, as reviravoltas se sucedem no melhor tom folhetinesco. O enredo é simples. Em uma família composta por quatro filhas, um pai repressor e uma mãe ausente, a filha mais nova, xodó do pai, está grávida de um homem desconhecido.

Na trama, dr. Maciel é obcecado pela filha Lúcia, caçula de quatro irmãs. As outras três moram na mesma casa com seus respectivos maridos. Ao revelar que está grávida, a adolescente Lúcia, com apenas 14 anos, causa um "terremoto" familiar. Nelson Rodrigues põe o dedo na ferida na hipocrisia familiar e quebra tabus ao insinuar relações incestuosas, paixões desenfreadas e ódios viscerais.


Serviço

X Ciclo de Leituras Dramatizadas
Data: Quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Horário: 19 horas
Entrada: Gratuita
Teatro Solidário: Arrecadação de Alimentos não perecíveis
Classificação: 18 anos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói


Tags:






Publicado em 26/09/2023