Nos sábados, 8, 15, 22 e 29 de junho, sempre às 17h, o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), promove uma série de encontros musicais no Solar do Jambeiro.

As apresentações celebram o início do inverno e apresentam diversas vertentes da música, com o intuito de reviver os saraus do século XIX. A ópera barroca, o universo dos castrati – jovens cantores castrados, cujas vozes agudas eram necessárias para a formação dos coros, e que foram utilizados em vários momentos da história da música - e o folclore musical brasileiro estão entre os gêneros musicais apresentados ao público.

Concertos dos grupos de câmera do Centro de Artes da UFF e palestras de especialistas também fazem parte da programação. A entrada é franca.

Dia 08, Duo Cordas Dedilhadas da UFF

Clique par ampliar


Criado em 2009. pela Divisão da Música de Câmara e Iniciação Musical do Centro de Artes da UFF, o Duo é formado pelos violonistas Alexandre 'Bebeto' Mangeon e Jorge Ayer. Mesmo dentro do gênero cflássico, o grupo traz características populares, pesquisando e resgatando a história da música violinística no Brasil. O Duo apresentará uma palestra-concerto intitulada "Conversa de Violão", onde mesclam músicas do início do século XX com histórias sobre os compositores e a criação de clássicos dos primórdios da MPB, bem ao estilo dos antigos saraus de fim de tarde. No repertório, estão obras dos artistas Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros e Patápio Silva.

Dia 15, Quarteto de Cordas da UFF



Criado em 1985, este conjunto de câmara tem em seu currículo uma vasta lista de apresentações no Brasil e exterior, além de centenas de obras executadas. Com um repertório composto exclusivamente por músicas de Wolfgang Amadeus Mozart, Ubiratã Rodrigues (2º violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo) se apresentam ao lado do violinista convidado Paulo Bosísio. Membro da formação original do quarteto, Bosísio é um dos nomes mais destacados do cenário musical brasileiro e, atualmente, trabalha como professor da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio). Os músicos apresentarão 'Eine kleine Nachtmusik', 'KV 525', 'Divertimento em Fá Maior', 'KV 138', e o 'Quarteto nº19 ou Quarteto das dissonâncias', 'KV 465'.

Dia 22, Coro Jovem da UFF

Clique par ampliar


Criado em 2007, o Coro Jovem da UFF tem como objetivo o encontro social através da prática do canto coral. Apesar do nome, não há limite e idade para pertencer aos intergrantes, membros internos e esternos da comunidade acadêmica. Para o programa, que homenagea a cidade de Nova Friburgo, o regente Márcio Paes Selles selecionou as composições: Ave Maria (Tomás Luís de Victoria), Capriciata a tre voci e Cuntrapunto bestiale ala mente (Adriano Banchieri), Jesus bleibet meine Freude (J.S. Bach), Abschiedslied (J. Brahms), entre outras.

Dia 29, Conjunto Música Antiga da UFF

Clique par ampliar


Para encerrar a edição de 2013 do Projeto Encontros Musicais UFF no Solar do Jambeiro, o Conjunto Música Antiga da UFF preparou uma que reúne músicas do cancioneiro português do tempo das Grandes Navegações. Formado por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden, o Conjunto Música Antiga da UFF tem como objetivo divulgar a música da Idade Média com réplicas de instrumentos da época. Recriar a sonoridade, sempre buscando entreter o espectador com o fascínio e a magia presentes nesse repertório, é o que o Conjunto Música Antiga da UFF vem fazendo há trinta anos, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas a própria visão de mundo daquela época.

O Encontros Musicais UFF no Solar do Jambeiro é uma parceria da Divisão de Música de Câmara e Iniciação Musical do Centro de Artes UFF com a Fundação de Arte de Niterói.


SERVIÇO

Sempre aos sábados, 17h
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói – RJ
Entrada gratuita

Tags:






Publicado em 02/05/2013