O projeto Solar Nobre busca um diálogo entre o Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói e o Solar do Jambeiro, com recitais no Solar, sempre aos domingos, às 11h. No mês de agosto o projeto recebe o Concerto Lírico, com o trio formado por Noeli Melo, André Figueiredo e Luciana Fantini; as Cantadeiras do Tresfolia; e a Orquestra de Cordas da Grota.


Domingo, 04, Concerto Lírico



O trio formado por Noeli Melo (mezzo soprano), André Figueiredo (tenor) e Luciana Fantini (pianista) executam peças de Rossini, Lehar, Massenet e Bizet.


Horário: 11h
Duração: 60 min
Lotação: 50 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito


Domingo, 18, As Cantadeiras do Tresfolia



O trio formado por Lidia Nogueira, Margarida Ferreira e Marisa Alvarenga apresentam o espetáculo "Almanaque do Amor", um brinde ao amor no seu diverso: encontros e desencontros, ciúmes, paixões, saudades, desejos, alegrias, fantasias. No vai e vem das canções, fragmentos de textos, poemas, histórias e brincadeiras da cultura popular vão compondo o almanaque. As Cantadeiras do Tresfolia gostam de cantar, dançar, tocar, recitar, contar histórias e fazer disso tudo uma grande brincadeira. Chegar perto da arte popular, onde a figura do brincante é personagem principal.

Um convite da Faculdade de Educação da UFF para brindar professores com um momento artístico, por ocasião de um Encontro Nacional de Alfabetizadores, deu origem ao trio As Cantadeiras. O nome Tresfolia foi muito bem chegado pelo sentido que As Cantadeiras querem imprimir ao seu fazer artístico: três fazendo folia. Tresfolia vem do verbo tresfoliar, o qual, segundo o Aurélio, significa foliar ou pandegar muito, divertir-se à farta. As Cantadeiras pensam que o termo, com certeza, deve derivar do francês trois folie.


Horário: 11h
Duração: 70 min
Lotação: 70 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito


Domingo, 25, Orquestra de Cordas da Grota



A Orquestra de Cordas da Grota é formada por jovens moradores da comunidade niteroiense da Grota do Surucucu e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música. A proposta é de intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da arte musical, com peças do período barroco, clássico, assim como da música popular brasileira, que fazem parte do repertório. Com alto nível musical, reconhecido internacionalmente, a orquestra da comunidade de Niterói conta hoje com 250 alunos. O projeto nasceu da ideia de Dona Otávia, mãe de Márcio Selles, atual coordenador.


Horário: 11h
Duração: 60 min
Lotação: 50 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito


Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos
21 2109 2222
solardojambeiro@gmail.com
www.solardojambeiro.com.br

Tags:






Publicado em 02/06/2013