Júlio, Marina, Aline e João Pedro. Clique para ampliar
O projeto Palco Niterói Discos recebe nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2013, às 19h, no Solar do Jambeiro, o grupo instrumental e vocal "Só Flautava Essa", dirigido pelo músico niteroiense Júlio São Paio e que está comemorando 10 anos de atividades.

O grupo formado por Aline Peixoto (Vocal, Violão, Baixo e Clarinete), Marina Farias (Vocal, Flauta e Saxofone), João Pedro Rodrigues (Vocal, Flauta e Baixo) e o próprio Júlio São Paio (Vocal e Violão), caracteriza-se pelo tipo de arranjos e criação particular, na qual todos seus integrantes se revezam em instrumentos de cordas, sopro e vocais.

Criado em 2003, já homenageou em suas apresentações mestres da música como Tom Jobim ("O Aprendiz de Ternuras" - 2007), Cartola ("Jobim e Cartola no Balaio de Júlio São Paio" - 2007) e a turma do Clube da Esquina ("Milton Nascimento e o Clube da Esquina" - 2009). Em 2004, com o espetáculo "O Amor, o Sorriso e a Flor", recebeu o Troféu Vinícius de Moraes. Nessa diversidade convivem também o choro, o samba e o frevo com Beatles e outras vertentes do Jazz e Rock.

Em 2012, o grupo lançou o CD "Para Ouvir e Dançar", com repertório baseado nos Anos 60 e 70.


Fotos de Léo Zulluh






Júlio São Paio

Clique para ampliar


Compositor, cantor, instrumentista e arranjador, Júlio desde cedo demonstrou interesse por música. Aos sete anos, começou a tocar sanfona e aos nove anos, ingressou na "Banda do Colégio Salesiano de Santa Rosa", tocando clarinete, sob a regência do maestro Affonso Gonçalves Reis. Com esta banda viajou em turnê por várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Começou a tocar violão aos 12 anos e aos 16 escreveu seu primeiro arranjo e começou a compor aos 18 anos.

Em 1969, participou da gravação do LP "Do Estado do Rio de Janeiro para o mundo", da Banda do Salesiano. Neste período, atuou também na Banda Portuguesa (de Niterói) e no Quinteto de Madeiras.

No ano de 1976, gravou seu primeiro disco, um compacto duplo pela Edições Paulinas, com as músicas "O renascer", "Canção da união" e "Semente de amor" (c/ Ricardo Santos Alves). Ainda neste ano, foi gravado pelo grupo "Trajeto" a canção "I really love you" e pelo grupo "Os Fanks", que mais tarde viria a se transformar no "Roupa Nova", a canção "Another love".

Participou, em 1978, do "Projeto Pixinguinha" acompanhando Paulo Moura, Roberto Silva e a dupla Antonio Carlos e Jocafi em turnê pelo Nordeste.

Capa do LP "Sinfonia batucada", gravada pela Niterói Discos
Produziu e dirigiu e compôs diversas músicas com a dupla Antonio Carlos e Jocafi. Atuou como músico e arranjador em vários discos independentes, colaborando também nos shows de Sandra de Sá, Johnny Alf, Maria Creusa, Xangai, Luli e Lucina. Em 1980, formou o grupo Trabalho de Base, com o qual fez turnê de três meses pela Holanda.

Entre 1987 e 1989, dirigiu o grupo instrumental Abinuzê, fazendo apresentações em vários estados.

No ano de 1992, gravou seu primeiro disco solo, "Sinfonia batucada", lançado pelo selo Niterói Discos, ligado à Prefeitura de Niterói. Neste disco, apresentado por Paulo Moura, foram incluídas de sua autoria cinco composições. O trabalho foi indicado para o "Prêmio Sharp" na categoria "Samba". Ainda com este trabalho, ganhou em 1996, o "Troféu Vinicius de Moraes", prêmio dado pelo empresário Afonso Freitas, aos melhores em shows na cidade de Niterói.

Entre suas quase 50 composições gravadas, constam como principais intérpretes Márcia Hellô em "A todo amor", Beto Baiano, Luiz Ferrar, Zezé Motta, Sérgio Pedroza, Gilson e Ghislaine Cantini.


Serviço

Júlio São Paio e o "Só Flautava Essa', música
Projeto Palco Niterói Discos
Data: Quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Horário: 19h
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2109 – 2222


Clique para ampliar


Tags:






Publicado em 03/09/2013