O Solar do Jambeiro recebe no domingo, 15 de setembro de 2013, às 11h, a Orquestra de Cordas da Grota. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da comunidade da Grota e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música e do trabalho. No programa, peças de Gustav Holst, Benjamin Britten, Patrick Huber, Edward Elgar e Tim Rescala.

A apresentação faz parte do Projeto Solar Nobre, que busca um diálogo entre o Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói e o Solar do Jambeiro, com recitais no Solar, sempre aos domingos, às 11h.

Orquestra da Cordas da Grota

O Projeto Orquestra da Cordas da Grota tem como objetivo a intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da música; valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades.

O trabalho de música despertou a atenção dos jovens inicialmente com aulas de flauta doce. O contato com a música de Bach, Haendel e Vivaldi, fez surgir o desejo de aprenderem violino, o que foi correspondido. Depois de alguns meses de aprendizado, os jovens passaram à ensaios em grupo e não demorou muito as primeiras apresentações em público, formando assim a Orquestra da Cordas da Grota.

Ao longo destes anos, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em escolas, salas de concerto, teatros e igrejas do Rio, Niterói e São Gonçalo. Em 1998 e 1999 participaram do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. Em 2000 participaram do Curso de Férias do Museu Villa-Lobos, onde um grupo de seis alunos foram contemplados com bolsa de estudos da Videofilmes, por um período de três anos. Em 2001 realizaram uma turnê pelo norte de Portugal a convite da professora Maria da Conceição Campos.

Todos os anos o trabalho realizado na comunidade da Grota do Surucucu atende a cerca de 100 crianças e jovens da comunidade, com o aprendizado de instrumentos de cordas: violino, viola e violoncelo (hoje com cerca de 50 alunos) e flauta doce (hoje com cerca de 90 alunos), aumentando também as opções para outros tipos de instrumentos tais como violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral. Nesses 18 anos de trabalho já temos 8 alunos formados em Universidades, 15 em formação e mais de 25 formados em nível técnico trabalhando com música.


Serviço

Orquestra de Cordas da Grota, música
Projeto Solar Nobre
Dia: domingo, 15 de setembro
Horário: 11h
Duração: 60 minutos
Lotação: 50 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2109 – 2222

Tags:






Publicado em 03/09/2013