Dando continuidade ao projeto Solar Nobre, o Solar do Jambeiro recebe no domingo, 22 de setembro de 2013, às 11h, o trio vocal Negros & Vozes, que nasceu há 12 anos na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco. Inspirados em grupos como Boyz II Men, Sampa Crew, Fat Family e Take 6, Bira, Ander e Léo, formam o grupo vocal que explora o repertório de músicas do folclore africano, blues, spirituals, canções em dialetos africanos e música brasileira de raiz.

A apresentação faz parte do Projeto Solar Nobre, que busca um diálogo entre o Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói e o Solar do Jambeiro, com recitais no Solar, sempre aos domingos, às 11h.

Todos moradores da comunidade da Grota, Bira, Ander, e Léo, são fundadores do grupo, mais conhecido como N&V, que nasceu como um um sexteto. Pelo grupo já passaram amigos de jornada como Cristiane, Dinho e Catunga. Ubiraci Barbosa, mais conhecido como Bira, conta que a inspiração para dar os primeiros passos na carreira veio do famoso Coral da Grota, que também nasceu na mesma comunidade.

O grupo busca a qualidade vocal e harmônica em seus espetáculos musicais, principalmente quando se apresenta à capella. Iniciando sua carreira em festas de rua, passaram a apresentações em clubes e posteriormente em vários projetos culturais, como encontros de entidades negras e projetos sociais e beneficentes. Já abriram shows de vários artistas consagrados, como dos cantores Mc Léozinho, Gabriel o Pensador, MV Bill, Abdulla, Luiz Carlos da Villa. Além disso, o trio já não se limita mais ao roteiro Niterói-Rio, com apresentações em várias cidades do país, entre elas Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.

Em 2004, fizeram a abertura do show do Garganta Profunda no projeto MPB em São Domingos, além de uma apresentação no Salão Nobre do Teatro Municipal em Niterói. Em 2005 receberam o troféu do programa "Ação 6 anos" da rede Globo, apresentado por Serginho Groisman, onde cantaram com a cantora Paula Lima. Em 2006 se apresentaram com muito sucesso no Festival de Inverno promovido pelo Sesc de Friburgo. Depois de participar do Projeto 'Arte na Rua', da Fundação de Arte de Niterói, em 2013 o grupo está prestes a lançar seu segundo CD, que vem recheado de músicas românticas e muita Black Music.

Atualmente os rapazes também trabalham como monitores do Espaço Cultural da Grota, em São Francisco. No Solar Nobre, o trio cantará à Capella, mas em alguns shows é acompanhado pela Banda Negros & Vozes, tocando o melhor do Sharm, R&B, Hip Hop, e Flashback.


Serviço

Negros & Vozes, música
Projeto Solar Nobre

Dia: domingo, 22 de setembro
Horário: 11h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2109 – 2222

Tags:






Publicado em 03/09/2013