Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro apresenta nesta sexta-feira, 04 de outubro, às 19h30, uma nova edição do Ciclo de Leitura Dramatizada Martins Pena, desta vez apresentando o texto 'As Desgraças de uma Criança (ou o Soldado e o Sacristão)". Escrita em 1846, a peça descreve as peripécias amorosas de dois conquistadores que, às voltas com duas garotas, em uma noite festiva, criam grandes confusões para encobrir os romances proibidos. O autor critica, com ironia, leveza e humor, as relações sociais daquela época, que ainda podem ser observadas nos dias atuais.

O texto, uma autêntica comédia de costumes – triângulo amoroso, amores proíbidos, casamento e crítica aos maus costumes (como às facilidades usufruídas pelo funcionário público), é uma das comédias mais encenadas por grupos de estudantes ou iniciantes de teatro.


Sinopse

Uma babá convence seu namorado a tomar conta do bebê de quem é ama enquanto se diverte. Mas o retorno inesperado do avô e os namoricos secretos de uma viúva com um sacristão aumentam os apuros e confusões pelas quais passa a criança, nas mãos destes personagens irresponsáveis, que só pensam basicamente em seus interesses, clandestinos na maior parte das vezes.

O Sacristão Manuel Igreja é apaixonado por Ritinha, desde que ajudou o padre a celebrar o casamento dela. Além de bela é filha de um rico militar reformado (Senhor Abel). Porém Ritinha enviuva e o caminho abre-se para as investidas do sacristão, aliado ao seu interesse por status e em colocar as mãos no dinheiro do futuro sogro. Seu Abel, naturalmente, não concorda com a união, e faz de tudo para que ela não se consuma. Lulu é o bebê recém-nascido de Ritinha, que é cuidado pela babá Madalena, da qual Senhor Abel morre de amores. Madalena, entretanto, é amante do soldado da cavalaria Pacífico, que entre seus encontros furtivos dentro de casa, faz diversas peripécias para que Lulu cesse de chorar quando infortunado pelos ruídos.


Serviço

Ciclo de Leituras Dramatizadas Martins Pena
As Desgraças de uma Criança, teatro
Data: sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Horário: 19h30
Duração: 75 minutos
Lotação: 70 pessoas
Ingresso: Gratuito
Classificação: 12 anos

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Tel: (21) 2109-2222







Publicado em 24/09/2013