O projeto Palco Niterói Discos, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói, recebe nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2013, às 19h, no Solar do Jambeiro, o Dino Rangel Trio. A Niterói Discos apresenta mensalmente no Solar uma atração musical formada por artistas niteroienses que lançaram álbuns pelo selo institucional da Prefeitura de Niterói.

Dino Rangel

Clique para ampliar
Dino Rangel estudou com Sergio Benevenuto e Yan Guest, pouco tempo depois foi pra Nova Yorque tocando com grupos brasileiros e também ter aulas com guitarristas de jazz, regressando ao Brasil em 1991, dando início à carreira profissional. Excursionou por vários países da Europa com o grupo Brasiliana. Participou de shows e gravações com Guinga, Léo Gandelman, Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, Fred Martins, Marvio Ciribeli, Beth Bruno, Ednardo, Baby do Brasil, Ithamara Koorax, Marcel Powell entre outros.

Em 1998 estréia seu primeiro disco solo pelo selo Niterói Discos, assinando a metade das dez faixas do CD "Café", enquanto o trompetista Luisão Ramos fornece três composições. Tom Jobim e Peter Pan ganham inspiradas releituras de "Antígua" e "Se queres saber", respectivamente. Acompanhado por músicos como Arthur Maia, Zé Canuto, Márcio Bahia, Marcos Nimrichter e Cláudio Infante, entre outros, Dino também é o arranjador da maioria das faixas.

Dino Rangel gravou seu 2º CD (2008), com composições de autores como Guinga, Tom Jobim, Garoto, Dori Caymi, Victor Assis Brasil; Dino homenageia o cronista Rubem Braga ("As Boas Coisas da Vida"), com o título "Partir...Voltar", sugerindo como no título do livro, uma das melhores coisas da vida, numa alusão a música de improvisação, ou seja, partir, improvisar, viajar, depois voltar fazendo com que toda essa "viagem' (improviso) faça sentido.

Foi selecionado em 2º lugar no edital da Niterói Discos (2006), para gravar seu 2º CD solo. Faz uma série de shows de lançamento do cd "Partir...Voltar" (2008/2009). Participa do projeto "conexões musicais França-Brasil" em homenagem a Django Reinhardt no CCBB-RJ. Em 2010 foi eleito pela revista Heavy Metal Brasil um dos 30 melhores guitarristas do Brasil. Como professor de guitarra participa da 29ª oficina de música de Curitiba (2011), oficina de música Sesi Uberaba e Oficina de música e prática de conjunto no festival de jazz de Guramiranga(2013).


Serviço

Dino Rangel Trio, música
Projeto Palco Niterói Discos
Dia: quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2109 - 2222


Clique para ampliar




Tags:






Publicado em 04/10/2013

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...