A mostra "Niterói - Cidade ilustrada", com aquarelas o artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca terá vernissage no Solar do Jambeiro, no dia 4 de novembro, segunda-feira, às 19h. A exposição, que ficará em cartaz até o dia 31 de dezembro, faz parte da grande programação cultural que será realizada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói para celebrar os 440 anos da cidade.

Quem passar pelo Solar do Jambeiro vai poder conferir uma coletânea com cerca de 60 aquarelas que registram relíquias arquitetônicas, praias, colônias de pescadores, igrejas centenárias, rodas de samba e o dia a dia da população da de Niterói. As obras, reproduzidas com muita sensibilidade pelo artista gaúcho, apresentam a Cidade Sorriso em ângulos pouco explorados e resgata nos niteroienses o prazer de admirar suas belezas e seu cotidiano.

Clique para ampliar
Entre as paisagens naturais que encantaram o ilustrador estão as praias da Região Oceânica e a orla de São Francisco. A colônia de pescadores de Jurujuba, as intervenções arquitetônicas de Oscar Niemeyer, como o MAC e o Teatro Popular, além do próprio Solar do Jambeiro, também foram registrados por Fonseca.

Sobre o artista

Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, em 1935. É artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Publicou vários livros sobre viagens e design gráfico. Em parceria com o escritor Luís Fernando Verissimo, publicou os livros da série "Traçando" sobre Madri, Nova York, Porto Alegre, Roma, Japão e Paris. Como artista, Joaquim da Fonseca se expressa principalmente pelo desenho e aquarela. "Encontrei na aquarela a possibilidade de registrar e documentar as impressões da paisagem litorânea, urbana e rural que me interessam, procurando explorar os sentidos espaciais de distância e profundidade que os recursos de transparência dessa técnica proporcionam", relata o gaúcho, que há quatro anos reside em Brasília.

Clique para ampliar





Serviço

"Niterói - Cidade ilustrada", aquarelas de Joaquim Fonseca
Abertura: 4 de novembro, segunda, às 19h
Visitação: 5 a 31 de dezembro, sempre de terça a domingo
Horário: das 10h às 18h
Entrada franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói/RJ
Informações: (21) 2109-2222


Clique para ampliar


Tags:






Publicado em 24/10/2013