O projeto Palco Niterói Discos, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói, recebe nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2013, às 19h, no Solar do Jambeiro, o show instrumental com o baixista Alex Rocha e o saxofonista Tino Júnor.
A Niterói Discos apresenta mensalmente no Solar uma atração musical formada por artistas niteroienses que lançaram álbuns pelo selo institucional da Prefeitura de Niterói. A dupla fará um espetáculo instrumental mostrando as canções gravadas nos CDs "Boas Novas" (Alex Rocha/2004) e "Jeito Latino" (Tino Júnior/2010).
Alex Rocha
|
Clique para ampliar |
Alex Rocha é carioca, nascido em 1968. Iniciou sua atuação na cena musical nos saraus e festivais dos principais colégios do Rio de Janeiro. Em 1991, começou a atuar como free lancer, acompanhando o grupo vocal "Os Boêmios" e o saxofonista Juarez Araújo. Entre 1992 e 1996, foi integrante da banda do cantor, compositor e guitarrista Celso Blues Boy, com quem gravou o CD "Indiana Blues", que teve a participação especial de B.B. King.
Bacharel em contrabaixo pela Universidade Estácio de Sá em 1994, teve como professores Yuri Popoff e Nelson Farias. Desde então, lecionou no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical) e no Centro Musical Estúdio Arte. Acompanhou a cantora Bete Calligaris participando de seu CD "Estrada" lançado em 1998, pelo selo Geléia Geral, de Gilberto Gil. No ano 2000 se apresentou em shows com Homem De Bem e em 2001 com a cantora Tânia Alves.
Entre 1999 e 2003, acompanhou o guitarrista Victor Biglione apresentando-se inclusive no Festival Internacional de Búzios em 2000 e no Festival Tribulaciones, Buenos Aires em dezembro de 2001. Integrou também o quinteto instrumental Solari Jazz abrindo a série Mês do Jazz no Teatro do BNDES –RJ em Agosto de 2001.
Participou do concerto em comemoração ao Centenário de Ary Barroso realizado na UFF ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional / UFF no qual se apresentaram Jamelão, Ademilde Fonseca e Teresa Cristina entre outros. Também fez parte da banda do programa "Gente Inocente" da Rede Globo de Televisão onde gravou números musicais de artistas como Ed Motta, Simone, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, entre outros.
|
Clique para ampliar |
Atuou também nos shows instrumentais de grandes músicos como: Mestre Zé Paulo; Marcos Nimrichter; Paulo Malaguti; Chico Batera; Osmar Milito Trio; Márcio Hallack; Dino Rangel; Carlos Malta; Márvio Ciribelli (tendo participado de seu CD "Fazendo o que gosta"). Em maio de 2004 ministrou 2 workshops no 1° Niterói Musifest Instrumental.
Em seu CD de estréia "Boas Novas", lançado em 2004 pelo selo Niterói Discos, Alex Rocha mostra como compositor e contrabaixista, uma síntese de ritmos brasileiros, jazz-fusion e música latina, com destaque para as improvisações sobre melodias e harmonias inspiradas em Toninho Horta (como em "Sambando na Horta"), Michel Camilo, Bill Evans, Jaco Pastorius e John Patitucci. O CD tem participações especiais de Márcio Bahia, Arthur Maia, Paulo Malaguti, Marcos Nimrichter, Dario Galante e Zé Carlos.
Tino Júnior
|
Clique para ampliar |
Filho da cidade de Magé (RJ), mas radicado em Niterói, Tino Júnior tem se destacado no cenário musical, com seu fraseado pessoal e um bonito e suave som de saxofone. Tino começou a estudar música com oito anos, primeiro piano clássico violão popular. Estudou saxofone com Idriss Boudrioua e harmonia funcional com Alexandre Carvalho, Vitor Santos e é bacharel em saxofone na URFJ.
Participou de shows e gravações com vários artistas do cenário instrumental como: Arthur Maia, Idriss Bodrioua, Pascoal Meirelles, Jota Moraes, Jamil Joanes, Alex Malheiros, Márcio Bahia, Meirelles e os Copa Cinco e outros. Integrou o quarteto do baixista Adriano Giffoni e o grupo Swingueira 4.
Primeiro trabalho solo de Tino Júnior, "Jeito Latino", lançado em 2010 pelo selo Niterói Discos, é totalmente autoral e apresenta um repertório de dez composições (cujos arranjos são também de Tino). Em "La-Tino Blues" e "Gigante no Samba", os destaques ficam para a cozinha formada por Arthur Maia (baixo) e Di Stéffano (bateria); a guitarra de João Castilho, o baixo de Alex Rocha e a bateria de Márcio Bahia estão presentes em "Dia de Verão" e "Pequena Flor".
|
Clique para ampliar |
Como era de se esperar, a sua banda "Swingueira 4" está presente em várias composições: "Sacode a Poeira", com a participação de Arimatéa no trompete, "Dois Irmãos", "Pé Quente" que conta com a luxuosa presença de Leonardo Amuedo na guitarra e a própria "Swingueira 4". Finalizando esse grande cd de Tino, duas músicas que contam com Fernando Moraes (piano), Renato Calmon (bateria) e André Rodrigues (baixo): "Baião do Véio" e "Esperança".
Acompanharam Tino (sax tenor, soprano e flauta), os músicos Fernando Moraes (piano); Alex Rocha, Arthur Maia e André Rodrigues (baixo); Márcio Bahia, Renato Calmon e Di Stéffano (bateria); Jakaré (percussão); Alexandre Prado e Cláudio Andrade (teclados); Gilberto Júnio (sax alto); Fabiano Segalote (trombone); Gílson Santos e José Arimatéa (trompete); João Castilho, Felipe Poli e Leonardo Amuedo (guitarra); Dani Andrade e Sérgio Fernandez (vocais) e a banda Swingueira 4, formada por Zé Luiz Maia no baixo, Fernando Merlino no piano, Ricardo Costa na bateria e o próprio Tino Júnior
Serviço
Alex Rocha e Tino Júnior, música
Projeto Palco Niterói Discos
Dia: quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá
Telefone: 2109 - 2222
|
Clique para ampliar |
Tags: