Grupo Vocal Legatto. Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro preparou uma programação especial para celebrar o Natal com apresentação de 8 concertos, envolvendo mais de 300 músicos, de 7 a 15 de dezembro de 2013.

A abertura será no jardim do Solar, no próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 18h30, com o "Concerto de Natal" da Orquestra Sinfônica e do Coral do Programa Aprendiz. A pianista Clhistinnine Alice vai acompanhar o grupo, que terá a condução do maestro Evandro Rodriguese e vai mostrar temas natalinos como "Ode à Alegria", "Happy Day", "Excertos do Quebra Nozes" e "Boas Festas". O concerto será na varanda e no jardim do Solar e todas as crianças e jovens do Programa Aprendiz estarão com gorrinhos e camisas alusivas ao Natal. A abertura será realizada no Jardim do Solar.

No dia 8, domingo, haverá rodada dupla no Solar. Às 17h, o grupo vocal Legatto apresenta "Cantata" com arranjos especiais, que vão do samba ao jazz, para canções que contam a história do Natal, além de clássicos como "Noite Feliz" e "White Christmas". Às 19h30, também no dia 8, será a vez da Companhia Lívia Dias emocionar o público com o espetáculo "Arte e o Lirismo do Natal". No programa, serão apresentadas árias, duetos e tercetos de Mozart, Villa-Lobos, Dvorák, Donizzeti, Puccini, Händel e Schubert, além de canções tradicionais de Natal.

Grupo Amantes da Música. Clique para ampliar
Na semana seguinte, no dia 13 de dezembro, sexta-feira, o grupo Amantes da Música apresenta concerto de Natal, às 19h30, no Solar. Formado em 29 de Maio de 2010, em Niterói, o grupo vocal Amantes da Música é composto atualmente por 25 integrantes e desenvolve um trabalho musical e artístico primando pela qualidade. O grupo vocal é constituídos amigos comprometidos em levar música de qualidade, de forma irreverente e criativa.

Já no dia 14, às 17h, haverá recital do tenor Aloan Rosário, Coro e Orquestra SóMúsica, com músicas tradicionais de Natal, além de clássicos de Bach, Händel e Bizet. O Coro e Orquestra da SóMúsica contam com a regência de Ilem Vargas e Carlos Rato. Os cantores são Anne Meyer (soprano), Cláudia Parussolo (mezzo-soprano), Daniel Schmidt e Kreslin de Icasa (tenores) e Pedro Olivero (baixo).

Conjunto de Música Antiga da UFF. Clique para ampliar


Também no dia 14, às 19h30, o Solar recebe a apresentação do Conjunto de Música Antiga da UFF, que vai interpretar uma série de composições alemãs dentro do programa intitulado "In dulci jubilo - Um Natal alemão". Formado por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden, o Conjunto Música Antiga da UFF tem como objetivo divulgar a música da Idade Média com réplicas de instrumentos da época. Recriar a sonoridade, sempre buscando entreter o espectador com o fascínio e a magia presentes nesse repertório, é o que o Conjunto Música Antiga da UFF vem fazendo há trinta anos, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas a própria visão de mundo daquela época.

Grupo Vocal Legatto. Clique para ampliar
No dia 15 de dezembro, duas apresentações encerram a programação com chave-de-ouro. A Orquestra da Grota, formada por jovens moradores da comunidade da Grota, se apresenta às 17h. Com mais de 18 anos de história, o Projeto da Orquestra, tem como objetivo iniciar jovens da comunidade da Grota do Surucucu e arredores. A proposta é de intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da arte musical, com peças do perdo barroco, clássico, assim como da música popular brasileira, que fazem parte do repertório.

Por fim, o Coro Jovem da UFF canta músicas natalinas, às 19h30, ao lado da soprano Magda Belloti. Criado em 2007, o Coro Jovem da UFF tem como objetivo o encontro social através da prática do canto coral. Apesar do nome, não há limite e idade para pertencer aos intergrantes, membros internos e esternos da comunidade acadêmica.

Coro Jovem da UFF. Clique para ampliar


Todos os concertos terão entrada franca. Haverá a distribuição de senhas 30 minutos antes de cada espetáculo. Para a abertura, que acontecerá no jardim do Solar do Jambeiro, no dia 7 de dezembro, serão disponibilizados 250 lugares. Para as demais apresentações, que serão realizadas no interior do Solar, serão oferecidos 70 lugares.


Serviço:

"Natal no Solar do Jambeiro"
Datas: 07, 08, 13, 14 e 15 de dezembro de 2013

Coro e Orquestra Jovem Aprendiz - Concerto de Natal
07 de dezembro, sábado, 18h30
Duração: 60 minutos
Lotação: 250 pessoas

Legatto Grupo vocal - Cantata de Natal
8 de dezembro, domingo, 17h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas

Companhia Lívia Dias – "Arte e o Lirismo do Natal"
8 de dezembro, domingo, 19h30
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas

Amantes da Música
13 de dezembro, sexta, 19h30
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas

Aloan Rosário, Coro e Orquestra SóMúsica
14 de dezembro, sábado,17h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas

Conjunto de Música Antiga da UFF
14 de dezembro, sábado, 19h30
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas

Orquestra de Cordas da Grota
15 de Dezembro, domingo, 17h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas

Coro jovem da UFF e Magda Belloti
15 de dezembro, domingo, 19h30
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 pessoas


Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Classificação: Livre
Entrada franca (com distribuição de senhas 30 minutos antes das apresentações)

Tags:






Publicado em 28/11/2013