A programação de abril do Solar do Jambeiro traz o espetáculo itinerante "Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo", toda terça-feira do mês. As apresentações serão sempre às 20h30 e, nesta temporada, terão ingresso gratuito, graças ao patrocínio da Secretaria Municipal de Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. A peça é uma viagem no tempo, que tem como cenário a própria arquitetura do Solar.
De Leonardo Simões, "Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo" é um espetáculo teatral que integra Literatura, Música e História - propondo uma viagem à virada do século XIX para o século XX, a chamada "belle-epóque", com suas intensas transformações sociais e urbanas, a afirmação da República, os costumes e o pensamento da época.
A peça expõe um retrato ligeiro da sociedade dessa época, através do olhar crítico dos dois autores, presente nas obras aqui apresentadas; especialmente nas cenas curtas que Arthur Azevedo publicou, entre 1904 e 1908, em sua coluna "Teatro a vapor". Com base nas diversas coincidências em suas biografias, apesar de temperamentos e estilos bastantes distintos, reunimos Machado e Arthur como "mestres de cerimônia" desse espetáculo.
Leve e bem humorado, o espetáculo, produzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), apresenta um sarau, cenas ambientadas nos vários cômodos e uma serenata no jardim. Os dois persinagens principais são interpretados por Sérgio di Paula, como Machado de Assis, e Anselmo Fernandes, como Arthur Azevedo.
Personagens
|
Sérgio di Paula como Machado de Assis |
Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro, em 1839, foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. A obra de Machado de Assis assume uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo. A crítica moderna confere ao autor o título de melhor escritor brasileiro de todos os tempos, e sua obra é vista hoje em dia de fundamental importância para as universidades e a vida acadêmica em geral no país.
|
Anselmo Fernandes como Arthur Azevedo |
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, nascido em São Luís, em 1855, foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. No conto e no teatro, Artur Azevedo foi um descobridor do cotidiano da vida carioca e observador dos hábitos da capital. Os namoros, as infidelidades conjugais, as relações de família ou de amizade, as cerimônias festivas ou fúnebres, tudo o que se passava nas ruas ou nas casas forneceu assunto para as histórias. No teatro foi o continuador de Martins Pena e de França Júnior. Escreveu cerca de duzentas peças para teatro e tentou fazer surgir o teatro nacional, incentivando a encenação de obras brasileiras. É um poeta lírico, sentimental, e seus sonetos estão perfeitamente dentro da tradição amorosa dos sonetos brasileiros.
Fotos de Leticia Vinhas. Clique para ampliar
Serviço
Gênero: Teatro
Dias: Terças-feiras de abril (1, 8, 15, 22 e 29)
Horário: 20h30
Duração: 100min
Lotação: 60 pessoas
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito
Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
A lotação desses espetáculos é restrita a 60 espectadores (às terças) e 80 espectadores (às sextas). Os interessados devem solicitar as reservas exclusivamente pelo e-mail do NEPAC (contato.nepac@gmail.com). Grupos fechados serão limitados a 10 pessoas por sessão. As reservas não retiradas até 19h50 serão liberadas para o público presente.
Tags: