Exposição fotográfica no Solar do Jambeiro mostra mudanças em cenários da cidade entre 1908 e 2008

Quanto uma cidade pode mudar num período de cem anos? A resposta está nas imagens da exposição "Niterói em dois tempos", no Solar do Jambeiro, no Ingá. Promovida pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), a mostra compara 14 cenários simbólicos da cidade clicados no ano de 1908 com fotos tiradas, do mesmo ângulo, em 2008, destacando a força da passagem do tempo e da chegada do progresso ao município. Há imagens das barcas, do campo do Rio Cricket e da Praia da Boa Viagem, entre outras.

De acordo com o chefe da Divisão de Documentação e Pesquisa da FAN, Maurício Fernandes Vasquez, as fotos centenárias pertencem à coleção pessoal do livreiro Carlos Mônaco. As fotos antigas, tiradas em 1908, não revelam, infelizmente, o nome de seu autor. Revelam, sim, uma cidade que crescia, embora conservasse ainda lugares aparentemente inóspitos. Revelam, também, que o povo da então capital do Estado era um povo elegante, despreocupado, laborioso, participativo e curioso. Alguns acreditam que elas tenham sido tiradas pelo conde Agriolongo, dono da antiga Fábrica de Fumos Veado, uma das mais famosas do início do século passado, que funcionava em Icaraí.





— O conde costumava distribuir fotografias de paisagens como brindes. Quem completasse a coleção, ganhava um aparelho que permitia vê-las em três dimensões já naquela época. As imagens que fazem parte da mostra têm essas características — explica Vasquez. As fotos atuais, em que pese a presença maciça de prédios, muros e asfalto, ainda permitem que reconheçamos paisagens e recortes geográficos que se assemelham ou lembram os antigos.

O fotógrafo Marco Aurélio Brandt, contratado pela FAN em 2008 para reproduzir as fotos cem anos depois, traduziu a experiência como sensacional:

— Já tenho um interesse em fotos históricas e esse trabalho foi muito curioso porque eu tinha que procurar o ângulo certo das fotos. Com "Niterói em dois tempos", é a primeira mostra que expõe o acervo fotográfico da FAN, composto por mais de 25 mil imagens.

O quê?
Mostra "Niterói em dois tempos"

Onde:
Solar do Jambeiro, na Rua Pres. Domiciano 195, São Domingos.

Quando:
Até o dia 31, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Gratuito.



Tags:






Publicado em 10/05/2013