Com a determinação da demolição dos anexos dos camarins e a nova-concepção deste espaço foi possível a redefinição da área de palco (16,50 X 9,50m) e inclusão de coxias Iaterais. Essas coxias foram conseguidas com aberturas de grandes vãos nas alvenarias, estruturados por vigas metálicas aparentes. As antigas escadas foram removidas da área de palco e o emboço foi retirado, deixando à mostra a alvenaria de tijolos em arco. O piso do palco foi substituído introduzindo-se o sistema de quarteladas, até então inexistente.
Quanto a segurança, foi construída uma parede corta-fogo sobre a boca-de-cena, separando a área superior do palco da área sobre a platéia e foi introduzida uma cortina corta-fogo. Para isso, foi necessária a construção de um pórtico treliçado em aço, o reforço da estrutura e o remanejamento do urdimento que ganhou novas varandas metálicas. Toda a área de palco foi dotada de moderno sistema de combate a incêndio, compreendendo hidrantes e sprinklers e de sistema de ar condicionado.
A introdução da cortina corta-fogo consistia em ítem fudamental na segurança do teatro e foi projetada segundo as normas internacionais. É composta por dois painéis móveis revestidos por tecido especial com fibras de sílica que servirá como suporte para a pintura do novo pano-de-boca. Entre os antigos panos pintados para este teatro destacam-se os de autoria de Antonio Parreiras e Thomaz Driendl, que se perderam sem qualquer registro iconográfico.
Pano de Boca
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Para criar esse novo pano foi convidado o artista e paisagista Roberto Burle Marx (1909 1994), que preparou uma série de estudos. Num texto de maio de 1993 o artista assim se referiu ao pano-de-boca: "A arte tem sempre um lado imponderável. O meu desejo foi ligar, através da pintura, elementos já existentes de forma equilibrada e que ao mesmo tempo representasse a nossa epoca. Novas soluções foram criadas. Espero que a atmosfera do teatro ligue os detalhes decorativos que já existiam com a pintura do pano-de-boca. Foram nascendo como busca de expressão pictórica que pudesse resgatar de uma forma harmônica o momento histórico desta cidade".