Com a determinação da demolição dos anexos dos camarins e a nova-concepção deste espaço foi possível a redefinição da área de palco (16,50 X 9,50m) e inclusão de coxias Iaterais. Essas coxias foram conseguidas com aberturas de grandes vãos nas alvenarias, estruturados por vigas metálicas aparentes. As antigas escadas foram removidas da área de palco e o emboço foi retirado, deixando à mostra a alvenaria de tijolos em arco. O piso do palco foi substituído introduzindo-se o sistema de quarteladas, até então inexistente.

Quanto a segurança, foi construída uma parede corta-fogo sobre a boca-de-cena, separando a área superior do palco da área sobre a platéia e foi introduzida uma cortina corta-fogo. Para isso, foi necessária a construção de um pórtico treliçado em aço, o reforço da estrutura e o remanejamento do urdimento que ganhou novas varandas metálicas. Toda a área de palco foi dotada de moderno sistema de combate a incêndio, compreendendo hidrantes e sprinklers e de sistema de ar condicionado.

A introdução da cortina corta-fogo consistia em ítem fudamental na segurança do teatro e foi projetada segundo as normas internacionais. É composta por dois painéis móveis revestidos por tecido especial com fibras de sílica que servirá como suporte para a pintura do novo pano-de-boca. Entre os antigos panos pintados para este teatro destacam-se os de autoria de Antonio Parreiras e Thomaz Driendl, que se perderam sem qualquer registro iconográfico.

Pano de Boca

Clique para ampliar
Para criar esse novo pano foi convidado o artista e paisagista Roberto Burle Marx (1909 1994), que preparou uma série de estudos. Num texto de maio de 1993 o artista assim se referiu ao pano-de-boca: "A arte tem sempre um lado imponderável. O meu desejo foi ligar, através da pintura, elementos já existentes de forma equilibrada e que ao mesmo tempo representasse a nossa epoca. Novas soluções foram criadas. Espero que a atmosfera do teatro ligue os detalhes decorativos que já existiam com a pintura do pano-de-boca. Foram nascendo como busca de expressão pictórica que pudesse resgatar de uma forma harmônica o momento histórico desta cidade".










Publicado em 10/06/2013

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...