Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
O público esperava com ansiedade a representação do drama "Kean ou Gênio e Desordem", original do conhecido escritor francês Alexandre Dumas e que fora antecipadamente anunciado para ser representado pelos corpos cênicos dos Clubes Costa Velho e Riachuelense, no Theatro João Caetano, em Niterói.

Sábado último, 1º de dezembro, subiu definitivamente o drama, no qual obteve ruidoso sucesso o amador Castro Vianna, no papel título. O espetáculo foi realizado em benefício das obras projetadas para o monumento erigido na vizinha capital, em homenagem ao grande artista João Caetano e ao popular ator Vasques.

Que mais temos nós a dizer sobre o magistral trabalho deste amador, se os melhores críticos teatrais já o classificaram de verdadeiro triunfo. Resta-me apenas concordar com os críticos.

Destacamos, entretanto, os amadores João Serpa (O Príncipe de Gales); Cunha Júnior (O Conde de Koefeld); Honório Lobo (Lord Merwill); Jonathas Barreto (Constable); Costa Velho (Salomão); Arthur Pontes (Pistot); J. Barreto (Bardolph); L. Amorim (Petter-Patt); Augusto Cruz (John-Cooks); Peixoto (George); Arthur de Albuquerque (Criado do Conde); e Aristides Santos (Criado de Kean), que portaram-se com todo o corretismo e, das Belas Artes, contemplaram os dois grandes artistas fundidos numa só alma, num exclusivo coração - Vasques e João Caetano.

Ainda merecem os mais sinceros elogios as formosas amadoras Alice Amorim (Condessa de Koefeld); Maria da Glória (Condessa de Gosswill); Carmélia Tibau (Anna Damby); Olga Álvares (Gild); e América Aguiar (Ofélia).

O monólogo 'ser ou não ser', da tragédia Hamlet, de Shakespeare, recitado por Castro Vianna, mereceu as honras da noite. Muitas flores foram atiradas aos amadores pelos descendentes de João Caetano dos Santos que se achavam presentes no teatro. Os amadores devem estar satisfeitos pelo brilhante resultado que obtiveram.

Entretanto, o drama é uma extravagância em 5 atos, seu autor só teve um fim único: ridicularizar o Príncipe de Gales. Mas nessa extravagância, nessa sucessão de cenas escandalosas, destacam-se alguns de efeito, como por exemplo a do 3º ato, na taverna, e a do 4º, na plateia. A peça compõe-se de um exclusivo papel - o do Kean. Os demais são secundários.


Tags:
Alexandre Dumas, Castro Vianna, João Serpa, Cunha Júnior, Honório Lobo, Jonathas Barreto, Costa Velho, Arthur Pontes, J. Barreto, Augusto Cruz, Arthur de Albuquerque, Aristides Santos, Alice Amorim, Maria da Glória, Carmélia Tibau, Olga Álvares, América Aguiar






Publicado em 08/01/2025

"Laila Garin canta Elis" é atração no Theatro Municipal de Niterói Sexta e sábado, 04 e 05 de abril
Ilem Vargas em "Spiritual, Um Grito de Liberdade" na Sala Carlos Couto Terça-feira, 08 de abril
Em Noite de Autógrafos, a Sala Carlos Couto debate Política Urbana Quarta-feira, 09 de abril
Theatro Municipal de Niterói recebe Osmar Prado em "O Veneno do Teatro" De sexta a domingo, 11 a 13 de abril
Tracy Rangel sobe ao palco do Theatro Municipal de Niterói Quarta-feira, 16 de abril
Jones A. de Almeida lança romance na Sala Carlos Couto Quarta-feira, 17 de abril
Renato Pietro traz 'Chico Xavier em pessoa' ao Theatro Municipal de Niterói Sexta e Sábado, 18 e 19 de Abril
Quinta D'Elas debate a importância do autoamor na vida da mulher Quinta-feira, 24 de abril
Lucas Felix lança "Baião de 2222" no Theatro Municipal de Niterói Quarta-feira, 30 de abril