De acordo com o Iphan, o conjuntou já era tombado desde 2016, mas com a publicação do comunicado de tombamento no dia 22 de abril de 2021, o processo foi finalmente concluído com um ato normativo.

O Museu

Quem visita a praça de 2.500 m² onde fica o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói admira uma obra onde a técnica dá expressivo suporte à arte.

O MAC, projetado por Oscar Niemeyer e localizado no Mirante da Boa Viagem, em Niterói, é considerado, desde a sua criação, um dos mais belos ícones culturais e cartões postais da Cidade. Inaugurado em setembro de 1996, sua arquitetura do MAC se assemelha a de um disco voador e a fachada futurística oferece aos visitantes uma vista panorâmica inigualável.

A estrutura do MAC é complexa devido ao tipo de obra, solta no ar, com um único apoio central e forma circular. Com 16 metros de altura, 50 metros de diâmetro sua estrutura foi projetada para suportar um peso equivalente a 400 kg/m² e ventos com velocidade de até 200 km/h.



Projetado para abrigar obras de arte, seu edifício pode ser considerado uma obra de arte a ser contemplada. Sua estrutura de linhas circulares é quase uma escultura em praça aberta, na qual o espelho d'água, em sua base, e a iluminação especial conferem elegância e suavidade. Os vidros, que oferecem uma visão panorâmica da Baía de Guanabara, foram fabricados com exclusividade para o projeto. São 70 lâminas triplex, com 18 milímetros de espessura, na cor bronze. As esquadrias são em perfis de aço e estão inclinadas em 40º em relação ao plano horizontal.

O moderno complexo arquitetônico apresenta concreto aparente em forma arredondada, marca registrada encontrada em boa parte das obras de Niemeyer. Cinco anos foi o tempo decorrido até a estrutura de quatro pavimentos ser erguida. Na obra, atuaram 300 operários e foram consumidos 3,2 milhões de metros cúbicos de concreto.

O acervo do Museu possui obras de arte contemporânea datadas do século XX, inclusive um acervo de 1,2 mil obras da Coleção João Sattamini, a segunda maior de arte contemporânea do Brasil. O acervo do Museu é constituído, ainda, por exemplares de arte abstrata e até obras que retratam a Monarquia Brasileira, obtidas através de doações.

    "Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto." Oscar Niemeyer (2006)
Leia mais sobre a arquitetura do MAC


Memórias de Cálculo - Bruno Contarini
A Janela Aberta para a Baía - Sandro Silveira


O Tombamento do Conjunto da obra de Oscar Niemeyer

O processo de tombamento do conjunto da obra de Oscar Niemeyer decorre de uma relação encaminhada em 2007 pelo próprio arquiteto ao então Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, contendo uma lista com as obras que o arquiteto gostaria que fossem tombadas. A partir daí coube ao Iphan identificar, no universo de sua produção, obras consideradas exemplares e representativas dos diferentes momentos de sua energia criadora, os bens que passariam a ser protegidos como Patrimônio Cultural Brasileiro.



Tags:






Publicado em 23/04/2001

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...