Tombamento municipal em 04/06/2001
Lei n° 1.838/01
Tombamento estadual em 28/11/2008
Processo INEPAC E-18/1.281/2008
Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, 161 - Icaraí
O Cinema Icaraí está em frente à Praça Getúlio Vargas e apresenta elementos decorativos próprios de um
art déco tardio e simplificado, com tipologia peculiar aos cinemas de sua época, onde a influência dos modismos hollywoodianos se faziam presentes.
A construção, de meados do século XX (década de 30/40) é compacta e tem quatro pavimentos, cuja fachada principal se destaca pela projeção dos dois pavimentos superiores sobre o plano dos dois inferiores, e pela varanda, que também faz o papel de marquise, com sua forma modernista.
O interior do cinema é constituído por uma entrada, onde estão localizados o acesso à plateia, a bomboniere e a bilheteria. A plateia possui decoração simples e juntamente com o balcão tem uma capacidade de 811 lugares. Os banheiros estão localizados no andar intermediário. No andar superior situam-se o balcão e a cabine de projeção.
Em 2006, a lei municipal 2381 alterou a lei de tombamento do Cinema Icaraí. Contudo, o Poder Executivo Municipal vetou-a e o Ministério Público Estadual a considerou inconstitucional.
O Cinema Icaraí está fechado desde 2006, mas graças ao acordo realizado entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, em 2014 uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
venceu o Concurso de Ideias do Cinema Icaraí. O objetivo do concurso era selecionar a melhor proposta de projeto para recuperação e revitalização arquitetônica do prédio. No dia 10 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Niterói lançou o
edital de licitação para o início da esperada obra do Cinema Icaraí.
Na
solenidade de abertura do Encontro Nacional de Culturas e Periferias, em 10 de agosto de 2024, a Prefeitura de Niterói anunciou a homologação das obras de reforma do prédio, que irá abrigar um equipamento cultural dedicado às artes, à gastronomia e ao entretenimento. De acordo com o projeto, o Cinema Icaraí irá receber reforma completa, ganhará salas de exibição de filmes, salão para concertos musicais, restaurantes com vista para o mar e espaços de convivência. O investimento do município é de cerca de R$ 45,7 milhões.
O trabalho de restauro do antigo prédio em estilo art déco na Praia de Icaraí inclui a preservação da fachada e recuperação do saguão com todos os elementos originais: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, para garantir a acessibilidade.