Na quinta-feira, 27 de novembro de 2014, às 20h, o projeto Palco Aberto do Teatro Municipal de Niterói apresenta o cantor e compositor Xangai com seu show "A voz e Violão". Baiano do Vale do jequitinhonha, Xangai é um dos poucos autênticos representantes de uma importante linhagem de cantadores e violeiros, que revelam ao Brasil quão rico é a cultura musical do interior do país.

Com mais de 15 discos e um DVD gravados, divide espaço em seus trabalhos com parceiros que fazem parte de seu universo artístico, entre eles Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Juraildes da Cruz e Renato Teixeira.

Em seus mais de 40 anos de carreira, Xangai tem como característica um estilo único de interpretar os mais diversos estilos musicais, como o xote, o sertanejo, o baião, a toada e a ciranda. Sozinho ou muito bem acompanhado, é responsável por preciosidades como as canções "Matança", "Estampas Eucalol", "Kukukaya", "Cantiga de Amigo", "Nós é Jeca, mas é Jóia", entre outras obras-primas.

Entre seus discos de maior sucesso, tanto de crítica quanto de público, destacam-se "Qué que tu tem canário" (1982), "Cantoria de Festa" (1997), e "Nóis é jeca, mas é jóia" (2004), vencedor do Prêmio Sharp de melhor Disco do Ano.

Mas para falar de Xangai, é necessário voltar ao ano de 1984, quando ele, Elomar, Geraldo Azevedo e Vital Farias subiram ao palco do Teatro Castro Alves em Salvador para apresentar o espetáculo "Cantoria", um dos mais importantes encontros da música brasileira. Em apresentações arrebatadoras pelo Brasil, o público foi agraciado com o melhor espetáculo de música brasileira. O resultado desse encontro foi o disco "Cantoria" (1984), de imensa qualidade técnica e musical. A extensão do show resultou em um segundo disco, chamado de "Cantoria 2" (1985).

Eugenio Avelino nasceu no dia 20 de março de 1948 no município de Itapebi, às margens do Rio Jequitinhonha, no sul da Bahia. O apelido de Xangai surgiu quando a família mudara temporariamente para Nanuque, em Minas Gerais. Lá seu pai, mestre sanfoneiro, abrira uma sorveteria de grande sucesso, que inspirou seu nome artístico. Desde então, Xangai viaja incansavelmente pelo Brasil traduzindo para o público a linguagem do sertão brasileiro.


Serviço

Xangai - A Voz e Violão
Data: Quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Horário: 20h
Duração mínima: 90 minutos
Ingresso: R$ 60,00 - Comprar no Ingressso.com
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 01/11/2014

Roda Rio Pandeiro toca clássicos do samba no Municipal Quarta-feira, 03 de julho
Nós da Dança homenageia Milton Nascimento no Municipal Sexta a domingo, 05 a 07
Marcus Lima apresenta "Chico 80 Só Sambas" Quinta-feira, 18 de julho
Municipal recebe o 2º Festival de Inverno "Cantate Diem Sinfônico" Sexta e sábado, 19 e 20 de julho
Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...