A Sala Carlos Couto, anexo ao Teatro Municipal de Niterói, abre suas portas na terça-feira, 17 de março de 2015, às 19 horas, para o lançamento do livro "Duas Mulheres Entardecendo", de autoria das escritoras Wanda Monteiro e Maria Helena Latini, publicado pela Editora Tempo.

Ilustrado por Maciste Costa, que também assina a capa, o livro apresenta dois romances entrelaçados onde as personagens que detêm a narrativa, dialogam em prosa poética sobre temas universais e questões existenciais, cujo eixo principal é o "ato da escrita" com sua silenciosa e solitária arquitetura.

No romance, já está sendo roteirizado para ser apresentado ao público na cena teatral, as escritoras fazem de sua lavra uma tessitura de memórias inventadas e dialogam sobre o sentido simbólico e filosófico dessa tessitura que se constrói e reconstrói desafiando as convenções cronológicas de tempo e espaço geográfico.

O lançamento - com sessão de autógrafos - apresentará ao público a cena poética de uma leitura dramatizada dos mais imagéticos e instigantes textos do romance feita pelas escritoras Wanda Monteiro e Maria Helena Latini.

"Duas Mulheres Entardecendo" é apresentado pelo prestigiado escritor e professor Daniel da Rocha Leite, tendo como resenha de orelha o texto do escritor, crítico literário e professor Paulo M Nunes e encerra com o Posfácio assinado pela renomada escritora e poeta Olga Savary, que nesse mês concorre à cadeira de Ariano Suassuna na Academia Brasileira de Letras.


Wanda Monteiro

Foto de Thiago Cortes. Clique para ampliar.
Escritora e poeta, Wanda Monteiro, é uma amazônida, nascida às margens do Rio Amazonas, no Estado do Pará. A escritora herdou sua devoção pelas artes e pela literatura de seu pai, o romancista Benedicto Monteiro e como foi criada circundada pelos livros, desde menina, cultivou o hábito pela leitura e pelo exercício da escrita. Embora tenha exercido o cargo de Procuradora do Estado do Pará, atuando em questões indígenas e assuntos fundiários, nunca se afastou de sua vocação: Publicou seu primeiro livro Memória de Afeto com selo independente, em 1989, mas, não chegou a lançá-lo; Participa de vários projetos editoriais de pesquisa histórica no Estado do Pará; Publica seus ensaios e textos literários em revistas, blogs e sites.

A escritora aprofundou seus estudos cursando Linguagem e Pensamento – área de Filosofia – na Universidade Veiga de Almeida e fez especialização em Análise de Políticas Públicas na UFRJ, atuando como consultora e gestora, nessa área, na Prefeitura de Niterói. Nos últimos anos, tem se dedicado exclusivamente à arte literária, tendo publicado, pela Editora Amazônia, os livros "O Beijo da Chuva" (2009) e "Anverso" (2011). Wanda Monteiro ministra palestras sobre a Arte Literária e Construção da Linguagem Poética e faz performances poéticas em vários espaços culturais nos Estados: Rio de Janeiro ( sobretudo na cidade de Niterói), Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Maria Helena Latini

Foto de Thiago Cortes. Clique para ampliar.
Maria Helena Latini nasceu em São Gonçalo e vive em Niterói. É professora e poeta, formada em Letras, com pós-graduação em Leitura e Produção de Textos pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Participou das antologias "Água Escondida" (Niterói, 1994): "Urbana" – Edição Histórica (Rio de Janeiro, 2001); "Poesia Sempre", Biblioteca Nacional, 2006; "Communità Italiana", encarte, 2006; Antologia Digital "Saciedade dos Poetas Vivos", em 2009 e 2013. Alguns de seus textos foram selecionados para apresentações teatrais e peças, como "Ambulâncias na Contramão", exibido no Museu da República, RJ, 1996 e "O Último Bolero", na Casa de Cultura Laura Alvim, RJ, 1997, ambos sob a direção de Márcio Vianna.

Publicou "Roteiros de Vida", com prefácio de Victor Giudice, Ed. Achiamé, em 1991, "Ângela e Antônio", com contracapa de Marco Lucchesi (1992); "Fio de Prumo", com prefácio de Marco Lucchesi, Ed. 7Letras, 2006 e "Ângela e Antônio", com apresentação de Marco Lucchesi e prefácio de Gilson Herval (2011). Para teatro, Latini escreveu os roteiros: "Dois Monólogos Entrelaçados" (com textos do livro "Ângela e Antônio"), 2012, Casa de Cultura Leila Diniz, Niterói.


Serviço

Noite de Autógrafos
Obra: "Duas Mulheres Entardecendo"
Autoras: Wanda Monteiro e Maria Helena Latini
Data: Terça-feira, 17 de março de 2015
Horário:19h
Classificação Etária: Livre
Evento gratuito

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624






Tags:






Publicado em 01/03/2015

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...