Petrobras e BB DVTM apresentam o Duo Assad em turnê por 8 cidades brasileiras em julho e agosto.
"O melhor duo de violões que já existiu, talvez em toda a história… nenhuma antecipação poderia preparar para a impressionante flexibilidade e completa unanimidade dos irmãos brasileiros". The Washington Post
A turnê 2014 levará o Duo Assad a 8 cidades brasileiras: Palmas, São Bernardo do Campo, Manaus, Campinas, Tatuí, Dourados, Campo Grande e Niterói entre 16 de julho e 10 de agosto. Em Manaus e Tatuí, além das apresentações, o Duo Assad promoverá masterclasses. Também serão realizadas outras atividades como conversas com o público nas demais cidades. Em Manaus a Orquestra de Violões do Amazonas, sob regência de Davi Nunes da Silva, fará abertura do recital.
Em 2013 os irmãos Assad percorreram 6 cidades brasileiras, com grande sucesso: São Lourenço, Mococa, Belém, Campos do Jordão, Goiânia e Juiz de Fora. Em 2015, a turnê segue com mais 15 apresentações, atingindo 28 cidades, além de lançar um CD inédito, patrocinado pela Petrobras.
O patrocínio da Petrobras é resultado da seleção pública do
Edital Petrobras Cultural 2012 na área de Apoio a Artistas para a afirmação da identidade brasileira e da ampliação de oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, valorizando a cultura brasileira em sua diversidade étnica e regional. Em 2014 a BB DVTM se une a Petrobras para mostrar ao Brasil este duo que é considerado pela crítica internacional como o melhor do mundo. A realização é da Antares, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado cultural brasileiro e sul-americano.
Residindo nos Estados Unidos e na Bélgica, desde os anos 80, os irmãos Assad se apresentam pelo mundo em recital, com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais como Yo Yo Ma ou Paquito D´ Rivera e são professores de importantes conservatórios.
|
Clique para ampliar |
Sobre o programa: O programa do
Duo Assad cobre mais de três séculos de música criada especialmente para o violão ou adaptada para dois violões, apresentando grandes compositores como
Fernando Sor,
Rameau,
Gnatalli e
Egberto Gismonti e encerrando com
Tahhiia li Ossoulina, de
Sergio Assad, ganhadora do Grammy latino de composição de 2008.
A obra Fantasia opus 54 de Fernando Sor é um de seus duetos mais executados por duos de violão atualmente. As peças de Jean Philippe Rameau são transcrições feitas por Sergio Assad. A pedido dos irmãos Assad, o próprio Radamés Gnatalli fez a adaptação de sua obra
Da Suíte Retratos para dois violões. Peças como
Palhaço e
Baião Malandro de Egberto Gismonti se encontram no repertório da maioria dos instrumentistas brasileiros.
Programa
Fantasia opus 54 de Fernando Sor (1778-1839)
Seis peças para Cravo de Jean Philippe Rameau (1683-1764)
Valses Poéticos de Enrique Granados (1867-1916)
Valsa e Corta Jaca da Suíte Retratos de Radamés Gnattali (1906-1988)
A Lenda do Caboclo e Alma Brasileira de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Palhaço e Baião Malandro de Egberto Gismonti (1947)
Tahhyya Li Ossoulina de Sergio Assad (1952)
O Duo Assad
Com um repertório eclético e corajoso, os irmãos Assad estabeleceram novos padrões para o conceito de virtuosismo. Começaram a tocar juntos ainda muito jovens e rapidamente seu talento e ousadia artística tornaram-se amplamente reconhecidos. A carreira internacional começou com um dos mais importantes prêmios para este instrumento, o Young Artist Competition, em Bratislava no ano de 1979. Incontestável virtuosismo e técnica impecáveis inspiraram uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os Assad, entre os quais podemos citar, entre outros, Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Edino Krieger, Francisco Mignone e mais recentemente o cubano Leo Brouwer. Atuaram com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw, além do Turtle Island String Quartet.
Seu repertório clássico inclui transcrições da grande Literatura de Teclado Barroco de Bach,Rameau e Scarlatti e adaptações de peças de Gershwin, Ginastera e Debussy. Com inúmeros CDs gravados são reconhecidos por sua prolífica atuação em gravações, principalmente pelas gravadoras Nonesuch Records e GHA Records. Em 2001, a Nonesuch lançou "Sérgio e Odair Assad Tocam Piazzolla," que rendeu para o Duo um Grammy Latino. O sétimo álbum da Nonesuch, lançado em 2007 é "Jardim Abandonado", nomeado para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Clássico, mesmo ano em que Sérgio recebeu o prêmio Grammy de Melhor Compositor por sua música, Tahhiyya Li Ossoulina. Sérgio escreveu um novo concerto para dois violões e orquestra sinfônica, estreado em 2011 com a Orquestra Sinfônica de Seattle. No Brasil, a première desta obra aconteceu no Theatro Municipal do RJ com a Orquestra Petrobras Sinfônica, em agosto de 2012. Neste mesmo ano se apresentaram nos Estados Unidos com turnê denominada Viva Brasil, com Yo Yo Ma, que gerou um EP, disponível no I Tunes. Passaram a ter uma presença mais frequente na América do Sul, através da Antares, uma das mais importantes produtoras brasileiras, com atuação internacional, que os representa nesta área desde 2010. Em 2013, apresentaram-se em turnê pelos Estados Unidos com Paquito D´Rivera, com o show Dances from the New World, também gravado pela GHA e também em inúmeros concertos e recitais pela Europa e América do Sul. Preparam um CD inédito patrocinado pela Petrobras, que será lançado na turnê de 2015 e que contará a história da composição para este instrumento no Brasil.
Serviço
Duo Assad
Data: Domingo, 10 de agosto de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 60 minutos
Entrada: R$ 60,00
Comprar no Ingresso.com
Classificação etária: Livre
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Tags: