O Theatro Municipal de Niterói recebe, sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de novembro, às 19h, "Panspermia", um monólogo teatral extremo interpretado por Vitor Louzada. Unindo perplexidade e humor, força e desalento, saudade e esperança, o espetáculo investiga o impacto da informação sobre nossos corpos e nossa saúde mental no ano de 2020.

E se uma pessoa tivesse uma hora para tomar conhecimento do que foi o ano de 2020 – o ano que mudou tudo? E se por todos os aparelhos, gadgets e novas mídias possíveis, a pandemia, a política, a violência, o entretenimento, tudo jorrasse num fluxo incontido de informação? E se essa pessoa não tivesse escape? Ela consumiria o noticiário ou seria consumida por ele?

O monólogo teatral "Panspermia" é um experimento teatral extremo, que investiga o impacto da informação sobre nossos corpos e nossa saúde mental no ano de 2020. O espetáculo congrega perplexidade e humor, força e desalento, saudade e esperança.

A interpretação é de Vitor Louzada ("Airton Senna", "Yank", ator-revelação do prêmio Musical.Rio 2018 pela montagem de João Fonseca para "Sonho de uma noite de verão"). A encenação é da diretora teatral e coreógrafa premiada Sueli Guerra ("A Cor Púrpura", "Bibi – uma vida em musical", "Elizeth, a Divina"). A dramaturgia é de Cilene Guedes ("Jumbo", "Narcisa").

O conceito radical de "Panspermia" – em que o texto é composto exclusivamente por conteúdo jornalístico real e altamente fragmentado – surgiu em 2020, no auge do isolamento imposto pela Covid-19. O projeto foi um dos ganhadores do Prêmio Erika Ferreira, da Prefeitura de Niterói, destinado ao desenvolvimento de ideias artísticas inovadoras e com potencial de impacto e transformação social. Sua montagem foi posteriormente viabilizada com recursos do edital de Retomada Cultural 1 do Estado do Rio de Janeiro. Em 2021, o registro em vídeo do espetáculo seria premiado como um Ativo Cultural da cidade de Niterói. Em novembro de 2022, chega à cidade, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Fendercare.


Serviço

Panspermia
Data: 11 e 12 de novembro de 2022
Horário: Sexta-feira e sábado, às 19h
Valores: R$20,00 e R$10,00 (meia)
Promoção: Gratuito para estudantes de cursos livres de teatro de Niterói e São Gonçalo – mediante comprovante
Venda de Ingressos: bilheteria do Theatro e pelo Sympla
Duração: 65 minutos
Classificação: 12 anos

Local: Theatro Municipal de Niterói
End.: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624








Publicado em 25/10/2022

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...