Grupo cultural participou da revitalização do carnaval de rua carioca

A tradição do carnaval de rua invade o palco do Theatro Municipal nesta semana. Bloco tradicional do Rio de Janeiro, o Cordão do Boitatá apresenta o disco '25 anos de Som e Alegria pelas Ruas da Cidade', num show com convidados ilustres. A apresentação acontece na quarta-feira, 26 de abril, às 19h.

Além da banda, o evento contará com a participação de Lazir Sinval, Marina Iris, Alcinéa Martins, Mariana Baltar e Moyseis Marques. Os musicistas irão abrilhantar ainda mais a comemoração pela trajetória de sucesso do Cordão do Boitatá.

O grupo cultural difunde a música brasileira e as tradições populares desde a sua fundação. Há 17 anos a entidade organiza o Baile Multicultural da Praça XV, bem como promove o cortejo carnavalesco há 27 anos. Nomes como Martinho da Vila, Marisa Monte, João Donato, Teresa Cristina, Roberta Sá, Jongo da Serrinha, Carlos Malta, Hamilton de Holanda e Orquestra Ouro Negro fizeram parte dessa história.

No Theatro Municipal João Caetano de Niterói o Cordão do Boitatá Recebera a participação de:

Lazir Sinval, cantora, compositora, sambista e Jongueira do Jongo da Serrinha, integrante do grupo Razões Africanas. Lazir é sobrinha Neta da Tia Maria do Jongo, Tia Eulália, Tio Molequinho, Lazir é da Família "Oliveira da Serrinha", fundadores do Império Serrano!

Marina Iris é potência, é voz-bandeira. Cantora e compositora revelação da nova geração do samba e MPB, negra e carioca, canta as esquinas e lutas atuais. Leandro Vieira (Mangueira) diz que "em sua voz potente habita a voz de tantos. Em sua garganta está cravado feito uma joia um pedaço do Brasil que ainda será descoberto". A carreira de Marina foi cunhada pelo samba e reúne alguns acontecimentos marcantes: como integrante e idealizadora do projeto inédito de resistência feminina preta, 'É Preta'.

Alcinéa Martins, nascida em Nilópolis, desde de cedo embalou-se nas mais diversas sonoridades de raiz popular. Em abril 1982 junto com um grupo de amigos funda o Grupo Afro Agbara Dudu, marco na história da comunidade afro-carioca. Transformando radicalmente sua trajetória. Durante 11 anos, participou como cantora de shows ao lado de artistas consagrados como Dona Ivone Lara e Grupo Fundo de Quintal, em excursão ao Japão.

Mariana Baltar é uma cantora popular brasileira que vem construindo sua trajetória somando percursos nas áreas de dança, música e teatro musical. Parceira de cantoria do Cordão do Boitatá há longa data, seu mais recente álbum é um tributo ao compositor Aldir Blanc, gravado em parceria com o sexteto Água de Moringa.

Moyseis Marques é cria da Penha aqui no Rio de janeiro, cantor, compositor, músico e produtor. Com seus 23 anos de carreira, se dedicou aos ritmos brasileiros, em especial o samba de raiz, o forró pé de serra e a chamada MPB. Participou ativamente do movimento de forró universitário que explodiu no RJ no fim dos anos 90 e é fundador das bandas "Casuarina", " Forró na Contramão " e Tempero Carioca". Em 2022, lançou o trabalho coletivo " Desengaiola ", pela Som Livre, com mais três artistas de sua geração.


Serviço

Cordão do Boitatá
Data: Quarta-feira, 26 de abril de 2023
Hora: 19h
Classificação: Livre
Duração: 105min
Ingressos: R$10 meia-entrada e R$20 inteira
Adquira os ingressos no Sympla ou na bilheteria do Theatro

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro - Niterói








Publicado em 24/04/2023

O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...