|
Clique para ampliar. |
O Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói abre as portas na terça-feira, 07 de julho, às 19h, para uma homenagem ao grande pianista carioca Ernesto Nazareth. Comandado por Neti Szpilman, Yuka Shimizo e Moisés Santos, o concerto visa traçar a trajetória de um dos artistas que mais contribuiu para o que se pode chamar hoje de música brasileira.
Para o repertório, que será apresentado na voz de Szpilman, piano de Shimizu e clarinete de Santos, estão escaladas obras como "Gaúcho", "Escorregando" e "Você bem sabe", de Ernesto Nazareth, além de canções escritas por Ary Kerner, como "O feitiço não mata", e "A Florista", de Francisco Telles.
Ernesto Nazareth
|
Clique para ampliar. |
Nascido em 20 de março de 1863, no Rio de Janeiro, Ernesto Júlio de Nazareth vem de uma família modesta. Seu pai era despachante aduaneiro, já sua mãe, uma exímia pianista. Com ela e com outros professores de renome na cidade, na infância, teve aulas de piano. Depois, tornou-se autodidata e já aos 14 anos compôs sua primeira música: "Você bem sabe".
Durante sua carreira, compôs 88 tangos, 41 valsas, 28 polcas e mais hinos, sambas, marchas, quadrilhas, "schottisches", "fox-trots", romances, entre outros gêneros, perfazendo um total de 211 peças de autoria confirmada. Trabalhou com o grande pianista Eduardo Souto e recebeu homenagem do músico Heitor Villa-Lobos, que dedicou a Nazareth a peça "Choros n°1", para violão.
Neti Szpilman
O soprano Neti Szpilman, que se destaca pela versatilidade, iniciou sua carreira cantando em musicais, como os famosos "West Side Story", "Revivendo Glenn Miller", "Sapateando Duke Ellington" e, mais recentemente, "Sinatra Olhos Azuis". Possui vasta experiência camerística como solista, dedicando-se principalmente ao canto lírico, tendo estudado com o Professor Richard Reiß, na Freiburg Musikhochschule (Alemanha). Atualmente, especializa-se na técnica russa "Tecling", com a Professora Elena Konstantinovna.
Yuka Shimizu
O pianista Yuka Shimizu nasceu na província de Saitama, no Japão. Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio, sob a orientação da Professora Keiko Kubota. Sua paixão pela música brasileira trouxe a musicista ao Brasil, em 1997, para pesquisar a vida e a obra do compositor Ernesto Nazareth. Ampliou seus estudos de música brasileira, formando-se no Conservatório Brasileiro de Música, em 2001. Em Tóquio, tocou no Teatro Myonichikan, Musicasa e, em Nagoya, apresentou-se na Sala Plaza Music. Tirou o primeiro lugar no Concurso de Talentos de Piano, em Brasília, e o terceiro lugar no Concurso de Piano para Repertório Brasileiro, em São Paulo.
Moisés Santos
Moises Santos é 1º clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Estado do Rio de Janeiro e da Orquestra Filarmônica do RJ. Participou como músico extra de diversas orquestras, dentre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica Brasileira SB, Orquestra Sinfônica de Manaus, Orquestra Sinfônica Pró Música e Orquestra Sinfônica Nacional. Bacharel em clarineta, recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por suas atividades musicais. Em sua trajetória, atuou nas salas de concertos do Rio de Janeiro e em outros estados, como Sexta Noturna, no Teatro Municipal de Ouro Preto-MG, Quarteto de Clarinetas Quarta Justa, no Teatro da UFF, e Camerata Amadeus, em Porto Alegre-RS e Campos de Jordão-SP.
Serviço
Homenagem a Ernesto Nazareth
Neti Szpilman, Yuka Shimizo e Moisés Santos
Datas: Terça-feira, 07 de julho de 2015
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Salão Nobre Eunice Linton - Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Tel: (21) 2620-1624
Tags: