O Salão Nobre Eunice Linton, do Teatro Municipal de Niterói, recebe no dia 13 de setembro de 2016, terça-feira, às 19h, mais uma edição da Roda de Novos Poetas. Nas comemorações dos 128 anos do nascimento de Fernando Pessoa, o projeto recebe a poetisa Dília Gouveia que dialoga com o escritor e poeta Fernando Pessoa. A entrada é franca, sujeita à lotação do Salão.

A noite terá uma apresentação de fado, com a participação especial da Cantora Zezé Vargas e do músico Júlio Morgado.

Dília Gouveia



Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, nasceu no dia 13 de junho de 1888, em Lisboa - Portugal. Além de um renomado poeta e escritor, considerado um dos mais importantes do modernismo português, Pessoa também foi um publicitário, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspondente comercial, filósofo e comentarista político. Com apenas 5 anos de idade, perdeu seu pai para a tuberculose. No ano seguinte, 1894, seu irmão Jorge também faleceu, antes mesmo de completar seu primeiro ano de idade. Posteriormente, seu padrasto, o comandante João Miguel Rosa, foi nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul. Com isso, Pessoa e sua família se mudaram para o local. Por ter sido educado neste país, teve maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas.

Já adulto, Pessoa trabalhou como tradutor técnico, publicando os seus primeiros poemas em inglês. Em 1905, voltou sozinho para Lisboa e consequentemente, passou a ter mais contato com a literatura portuguesa. Em 1912, começou suas atividades como ensaísta e crítico literário, na revista Águia. No decorrer de sua carreira, o poeta português usou diversas autorias em suas obras. Além de seu próprio nome, Pessoa também fez uso de pseudônimos. Estes possuiam personalidades próprias e características literárias diferenciadas. Foram eles: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Em vida, Pessoa mostrou muito pouco de seu trabalho. Em 1934 candidatou-se com a obra "Mensagem", um dos quatro livros publicados por ele, ao prêmio de poesia do Secretariado Nacional de Informações de Lisboa. sua obra ficou em segundo lugar. No ano seguinte, o poeta foi hospitalizado com cólica hepática (provavelmente causada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica). Fernando Pessoa veio a falecer no dia 30 de novembro de 1935, com apenas 47 anos de idade. No dia anterior à sua morte, escreveu a seguinte frase, em inglês: "I know not what tomorrow will bring" ("Não sei o que o amanhã trará").


Dília Gouveia

Formada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, Dília Gouveia é uma escritora e filósofa portuguesa. Ao visitar seus primos na cidade de Niterói, em 2002, decidiu fazer da cidade o seu novo lar. Deixando a sua rotina acadêmica, passou a trabalhar com núcleos de leitura e se dedicar à encontros literários. Amante declarada da leitura, já publicou quatro livros.

Membro da Academia Niteroiense de Letras, Dília é a idealizadora do Clube de Leitura da Blooks, do projeto Filocine, dos Cafés-Concertos Literários e de diversos outros eventos que promove e participa como palestrante e mediadora.


Serviço

Roda de Novos Poetas
Dília Gouveia "convida" Fernando Pessoa
Data: Terça-feira, 13 de setembro de 2016
Horário: 19h
Duração mínima: 60 minutos
Ingresso: Gratuito (distribuição de 80 senhas, 30 minutos antes)
Classificação etária: Livre

Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966