Para celebrar 20 anos de carreira, a cantora e multiartista Aline Peixoto apresenta no Theatro Municipal de Niterói, na quarta-feira, 28 de agosto, às 19h, um show acústico quando pretende relançar seu EP "Primeiro Último Pensamento".

Com o lançamento de 'Primeiro Último Pensamento', Aline Peixoto marca a própria trajetória como compositora, cantora e multi-instrumentista. Em 2024, ano em que completa 20 anos de carreira, ela propõe um show acústico chamado "O dia em que eu acordei" onde canta e toca seus instrumentos a fim de compartilhar sua história, e relançar o disco que, por meio de seis músicas, conta um pouco sobre seu processo de autoconhecimento e de compreensão sobre o que é ser uma mulher artista independente.

Na música 'O dia em que eu acordei', faixa que dá nome ao show e abre o disco, cada elemento gravado conta uma parte da sua história. Em Servoá, ela versa sobre a importância do amor próprio e sobre o despertar para o autoconhecimento. Na sequência, 'Mais que um' é um encontro com a mulher e artista que vem se tornando a cada dia. Qual é mesmo a pergunta traz no nome, na letra e nas misturas rítmicas um questionamento sobre a falta de visibilidade das violências contra mulheres na sociedade. 'Meu máximo respeito' foi composta como um pedido por libertação, pertencimento e união entre todas as mulheres; e, para fechar o trabalho, 'Nós não somos loucas' é uma celebração depois de vencer uma batalha. A faixa, que traz um coro de amigas e musicistas parceiras, foi registrada em apenas um dia com várias vozes juntas, se conhecendo, criando, ensaiando e gravando.

Além dessas músicas, que compõem o EP, ela pretende apresentar novas e antigas composições que não entraram na coletânea, e ainda não estão nas plataformas de streaming. "O processo de produção e gravação de 'Primeiro Último Pensamento' teve início antes da pandemia, e faltando pouco para finalizar e lançar, a gente precisou suspender os trabalhos. Só no primeiro semestre de 2021 conseguimos jogar pro mundo" - explica a artista, que precisou fazer o lançamento de seu trabalho de forma virtual.

Usando sua musicalidade e versatilidade, Aline tem como objetivo principal dividir histórias de sua carreira e se comunicar de forma sensível com outras mulheres e com o público em geral, tendo como cenário as dificuldades e observações experimentadas por ela na caminhada do universo da música, as vivências de mulheres, e a necessidade de transformação de algumas realidades. Para a compositora, ouvir sobre questões femininas pode ser importante para uma consciência coletiva que muitas e muitos de nós precisamos.

"Falar sobre ser mulher é o que percebo ser a conexão mais genuína entre mim e outras como eu. É o que possibilita pensar em um futuro mais seguro e mais compassivo para mulheres. Essa rede nos permite viver o nosso dia a dia sabendo que não estamos sós e que podemos contar umas com as outras para dividir não só o peso, as tristezas e frustrações, mas nossas conquistas, felicidades e produções. Ser mulher é movimento, criatividade e potência", acredita.


Ficha técnica

Aline Peixoto - Intérprete e compositora
Denise Peixoto - Produção
Natália Kleinsorgen - Assessoria de comunicação
Hilneti Vargas - Técnica de som


Serviço

Aline Peixoto - 'O Dia em que eu Acordei'
Data: Quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Horário: 19h
Ingressos: R$ 40 (inteira)
Vendas pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói
Classificação indicativa: 14 anos

Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói


Tags:






Publicado em 28/08/2024

Programa Aprendiz homenageia Paulinho da Viola no Theatro Municipal Quinta a domingo, 21 a 23 de novembro
Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos Couto Terça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Magno Mesquita realiza Ponte Artística com Portugal Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício' Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...