Considerado o maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues será lido no Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN. Terceira peça produzida por Nelson, “Álbum de Família” fala de traição, morte, ciúme e incesto, baseada numa tragédia familiar.
Experiente em revelar as piores partes da convivência humana, Nelson Rodrigues foi profundamente censurado durante a ditadura militar brasileira. Considerado muito subversivo, por escrever livros e peças que iam contra a moral e os bons costumes, Nelson na verdade não escrevia nada de novo, apenas descortinava o que a sociedade busca sempre esconder. Tanto talento e crueza o renderam o título de “autor maldito”, principalmente após o lançamento de “Álbum de Família”. No entanto, suas peças revolucionaram e modernizaram profundamente o teatro brasileiro. Além de dramaturgo e escritor, Nelson Rodrigues também foi cronista, jornalista, romancista e teatrólogo.
Com uso talentoso da ironia e da sátira, “Álbum de Família” foi a peça de Nelson que passou mais tempo embargada pela censura militar. Expondo os desvios comportamentais da época, a peça desconstrói a imagem de harmonia e união do núcleo familiar, mostrando como a podridão humana adentra os mais estreitos laços sociais. Iconoclasta, como uma boa produção de Nelson Rodrigues, a peça se mantém atual, já que comenta sobre o cinismo em esconder as falhas e criar uma fachada de perfeição, preferindo fechar os olhos aos delitos.
SERVIÇO
10º Ciclo de Leituras Dramatizadas
Data: 26 de junho de 2018, terça-feira
Horário: 19h
Duração: 60min
Entrada franca
Classificação indicativa: 16 anos
Tags: