Considerado o maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues será lido no Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN. Terceira peça produzida por Nelson, “Álbum de Família” fala de traição, morte, ciúme e incesto, baseada numa tragédia familiar.

Experiente em revelar as piores partes da convivência humana, Nelson Rodrigues foi profundamente censurado durante a ditadura militar brasileira. Considerado muito subversivo, por escrever livros e peças que iam contra a moral e os bons costumes, Nelson na verdade não escrevia nada de novo, apenas descortinava o que a sociedade busca sempre esconder. Tanto talento e crueza o renderam o título de “autor maldito”, principalmente após o lançamento de “Álbum de Família”. No entanto, suas peças revolucionaram e modernizaram profundamente o teatro brasileiro. Além de dramaturgo e escritor, Nelson Rodrigues também foi cronista, jornalista, romancista e teatrólogo.

Com uso talentoso da ironia e da sátira, “Álbum de Família” foi a peça de Nelson que passou mais tempo embargada pela censura militar. Expondo os desvios comportamentais da época, a peça desconstrói a imagem de harmonia e união do núcleo familiar, mostrando como a podridão humana adentra os mais estreitos laços sociais. Iconoclasta, como uma boa produção de Nelson Rodrigues, a peça se mantém atual, já que comenta sobre o cinismo em esconder as falhas e criar uma fachada de perfeição, preferindo fechar os olhos aos delitos.

SERVIÇO
10º Ciclo de Leituras Dramatizadas
Data: 26 de junho de 2018, terça-feira
Horário: 19h
Duração: 60min
Entrada franca
Classificação indicativa: 16 anos


Tags:






Publicado em 01/06/2018

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...